quinta-feira, 30 de setembro de 2021

SEMEAR É PRECISO E É FÁCIL

 

Restinga na praia da Mococa - Arquivo JRS


       É tempo das amoras maduras. Meu olhar reconhece de longe as amoreiras. Ainda bem que há bastante delas  pelos caminhos, por onde passo! Também agora é época das pitangueiras carregadas. E tem delas por todo lado, espalhadas pelas calçadas, pelos jundus. Ainda bem! Vou colhendo, comendo e lançando as sementes na certeza de novas plantas, de mais gente se saciando nelas no futuro. Após a safra de amoras, procedo da seguinte forma: dou um jeito de podar uns galhos e enfiá-los em lugares estratégicos, pelos caminhos. Quem nunca se deliciou com aquelas frutinhas pretinhas, de doçura sem igual?


     Dias desses, o amigo Afonso me informou: "Sabe aquela muda de amora que você me deu? Agora está produzindo a todo vapor. Ao amanhecer de cada dia, vou primeiro vistoriar a amoreira e colher aquelas frutinhas deliciosas". Fiquei feliz. E ele prosseguiu; "Sinto que preciso fazer uma poda, pois os galhos estão altos, compridos demais. Pode me ensinar?". É fácil, pois essa planta é muito forte, tolera cortes radicais. Eu recomendo medir um palmo acima do começo do galho, de cada um deles, e cortar. O bom é que essa planta rebrota logo, com fartura de galhos, produzindo mais na próxima ocasião. Quando eu perguntei ao amigo se ela fazia geleia, a reação foi imediata: "Que nada, Zé! Eu prefiro é colher e comer na hora!". É dos meus; prefiro assim também.


     Coisa fácil é encher o mundo de árvores! Sabe as sementes das frutas que você consome em seu lar? Pois é. Guarde-as para lançá-las nas margens das estradas, pelos matos, quando estiver na próxima viagem. Caso você aviste alguém lançando, do veículo que segue na sua dianteira, algo impossível de identificar devido ao tamanho, pode ser que seja uma pessoa que já faça isso, que esteja semeando suas valiosas sementes. Minha esposa fica receosa quando preciso lançar sementes, mas somos seguidos bem de perto por outros veículos: "Quem está dirigindo aí atrás, pode pensar que você está jogando lixo na mata, Zé". E ela espera a ultrapassagem para dizer: "Agora pode. Tenta jogar bem longe para escapar da faixa onde os trabalhadores sempre passam roçando". Então... reflorestar o mundo é fácil, depende muito de cada um de nós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário