terça-feira, 28 de setembro de 2021

PARA GOSTAR DE LER

Viva a FLIP! - Arquivo JRS


      Paraty, cidade vizinha da minha Ubatuba. Paraty: local da FLIP -  Festa Literária Internacional que encanta, quando tudo transpira romances, aventuras, estudos, crônicas, poesias etc. Quem não viveu ainda esse momento especial nessa cidade? Ainda não! Então se prepare para voltar à normalidade e poder viajar nesse evento. Sem contar o charme da cidade praiana, colonial, onde o mar, atrevido que é, constantemente quer se apresentar aos visitantes e moradores se enfiando pelos logradouros. Coisa bonita sim! E todos os autores e autoras que podemos conhecer nas palestras ou ziguezagueando por ali! Não tem preço, né?

      Agora mesmo a amiga Paula passou para uma prosa. Perguntei dos gêmeos.  "Viraram homens, mas não querem estudar mais. Um deles adora leitura; outro não. Eu noto o quanto o gosto pelos livros faz diferença. Nas conversas com eles, sinto a diferença nos usos das palavras, nas argumentações, nas inteligências distintas. Quem lê aproveita melhor a vida: disto eu não tenho dúvida!". Se uma mãe dá um testemunho desse, quem é eu para discutir. Conforme um dizer lá de casa: "Eu já sabia!".


      É, leitura faz diferença. Tem um monte de gente conhecida que, graças ao gosto de ler, se deram bem em vestibulares e concursos. Meus filhos e a toda a sobrinhada comprovam o quanto faz diferença essa afeição aos livros. Vale a pena prosear com gente que lê!


    Quantos lugares eu já conheci apenas pelos livros? Quanto de histórias eu fiquei sabendo em prazerosas leituras? Neste momento me lembro de uma frase do Ziraldo: "Ler é melhor que estudar". Concordo. Você não percebe que toda leitura é um estudo. Cada uma delas chega carregada de novas palavras, assuntos diversos, experiências únicas que ajudam a moldar nosso ser. Viagens...viagens...viagens maravilhosas!

      

     Paraty, terra do folião Otávio da Conceição, dos Cirandeiros e fandangueiros. Paraty de tantos caiçaras e quilombolas. Paraty dos doces de tabuleiro nos carrinhos que trepidam no calçamento pé-de-moleque. Que saudade de ti, Paraty!

Nenhum comentário:

Postar um comentário