terça-feira, 21 de setembro de 2021

HÁ MUITO AINDA A REVELAR

 

Arte em casa - Arquivo JRS

      Fazia parte do cardápio, me disse o Zé Roberto, o consumo do cará roxo em meados do ano. "É lógico que sim, Zé! E eu não sei?!". Agora, uma coisa que eu não sabia: "Havia outro tipo de cará, roxo, mas inteirinho roxo, como aquela batata doce chamada por nós de coração magoado".  Pois é! Acredita que eu não conheci esse cará totalmente roxo? Então é raridade mesmo! Desde então fiquei querendo andar pelo mato, outrora roças dos caiçaras, para vasculhar tralhas multifacetadas, característica do cará. Me lembrei de umas montoeira de tralhas assim entre as praias da Ponta Aguda e Lagoa, não longe de onde era a casa do João Quintino. Até cheguei a comentar esse detalhe com o Antunes. Ele se alvoroçou. Agora é cavar a oportunidade e sair em busca dessa novidade.

      Outra lembrança desse parente da Caçandoca foi o sabão de cinza. Juntava gordura à cinza com algumas plantas. Servia bem para tudo. Fiz questão de dizer que a vovó Martinha punha a  criançada para recolher nogas, um dos componentes no sabão dela. Essa semente oleosa era também usada para iluminar casas ao anoitecer.  Bastava ajeitar um lugar para acomodar o fruto da nogueira e tacar fogo. Era um combustível de graça.

      Os recursos eram parcos; as coisas melhoraram quando começou a chegar os turistas. No início, essa gente de fora passava um sufoco devido os mosquitos, sobretudo os borrachudos, mas logo  começaram a usar veneno para matar os insetos. Eu, quando criança, me recordo da água do rio, onde mamãe se servia, ficar esbranquiçada, com peixes, enguias e outros habitantes aquáticos passando mortos ou ainda se debatendo nos últimos suspiros. Era veneno bravo, que mais tarde resultou até em mortes de trabalhadores que o manuseavam. O meu amigo Basílio Antunes foi vítima de tal veneno. Quantos outros tiveram igual destino? E outros bichos? E aqueles passarinhos que eu apenas ouvi falar?

       Quantas coisas mais precisam ser registradas, estudadas nesse universo caiçara?

Nenhum comentário:

Postar um comentário