quarta-feira, 6 de abril de 2011

Um mês do Blog

         
         Há um mês, por sugestão-insistência da esposa, nascia o Coisas de caiçara. Eu espero que os leitores, sobretudo os seguidores, estejam satisfeitos com a minha mínima contribuição na intenção de mostrar o ser caiçara deste lugar chamado de Ubatuba, outrora território livre Tupinambá (aldeia de Yperoig).
         Juntando os indígenas, os aventureiros portugueses e os cativos africanos neste caldeirão natural entre a serra e o mar, surgiu a cultura caiçara.
         Caiçara é isto: um ser cercado natural pelas condições naturais forçado a ser criativo pelas necessidades. Todas as manifestações (desde os hábitos, crenças, técnicas, festas etc.) decorrem disso.
         Muito já se perdeu da cultura caiçara por omissão, por vergonha ou por falta de reflexão sobre a importância da herança cultural única que recebemos. Por isso que manter o blog é a minha contribuição na era cibernética. Tenho a certeza que, se o finado João de Souza estivesse por aqui, ele o chamaria de Pasquim moderno.
         É assim! O tempo que vou espremendo vai permitindo selecionar o que já tenho nos meus arquivos (“Baú do arco-íris”). Outras ideias (projetos) afloram a cada dia. Ainda falta melhorar em muitos aspectos. Porém, tenham a certeza que é um prazer fazer um pouco de esforço pela nossa cultura caiçara.
         Um abraço a todos que acompanharam as coisas deste caiçara e de tantos outros e outras que preencheram este mês de existência.
                   Um abraço.
                   José Ronaldo dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário