terça-feira, 5 de abril de 2011

O pilão é a solução

         Acompanhando o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, conheci a AKAMUS (Academia de Música Antiga de Berlim). Trata-se de um grupo que excursiona por vários países, tendo recebido importantes prêmios. Coisa maravilhosa! Duas coisas me despertaram mais a atenção durante a apresentação:
         1º) É um grupo devotado ao resgate folclórico: seus ritmos e seus instrumentos são antigos. São belos! O que faríamos se não houvesse quem tivesse tal preocupação em nos apresentar tais preciosidades? 
         2º) Um de seus componentes, por sua postura especial, me fez recordar do tio Maneco Armiro, o rabequista que mais me causou admiração até hoje. Ele, tendo nascido e morado sempre na praia da Fortaleza, ficou muito conhecido por ter saído por muitos anos tocando na Folia do Divino.
         O tio Maneco acompanhava qualquer ritmo. Tocava de um modo muito especial: se requebrando todo; pulava com seu instrumento sem nunca perder o ritmo. Outra particularidade nele era gostar muito de mulheres, mas muito mesmo! Um caiçara fogoso, assanhado mesmo!
         Certa vez perguntei à minha avó Eugênia sobre como ele aprendeu a tocar. Eis a resposta dela: -“Aprendeu sozinho. Seu primeiro instrumento, feito por ele mesmo, era uma lata de massa de tomate pregada numa tábua, tendo no meio algumas linhas bem esticadas. Todo o tempo que podia ficava tocando aquilo. No começo era um enchimento de saco, mas logo todos foram se acostumando; começaram a gostar. Bem mais tarde alguém lhe deu um presente: era um instrumento de verdade. Ele continuou aprendendo sozinho. De lá para cá nunca mais parou. Hoje, então, está cada vez mais assanhado; influído por perceber que a música atrai as mulheres”. Porém, a mulher da vida dele era a tia Aninha. Ambos já são falecidos, mas quase alcançaram o centenário.
         Eles formavam um casal muito especial. Eram os zeladores da capela São João Batista. Eu adorava ir à casa deles; ficava contemplando os tijolos pintados em diversas cores. Outro prazer era vê-los fazendo farinha de mandioca, cuidando da criação no terreiro. Um lugar sempre atraente era o oratório impecável daquela casa. Os seus causos, as suas histórias – da nossa família!- envolviam-me todo o tempo possível. Só que coisas tristes acontecem, deixam qualquer um baqueado; querem nos dizer tantas coisas que jamais saberemos; “são tantos fios soltos cujas pontas não poderemos nunca achar”, conforme já disse alguém. Numa tarde, assim que cheguei de uma longa viagem fui visitá-los. Tio Maneco estava só, triste, se lamentado porque a tia Aninha estava hospitalizada há quase um mês devido uma queda na escada de acesso à casa de farinha. Escutei-o por muito tempo. Depois, para distraí-lo um pouco, brinquei maliciosamente:  “E agora, tio: como o senhor está se virando sem a titia, sobretudo nas noites?”.  “Ah, meu filho!” – respondeu prontamente para mim – “Isso está resolvido! Eu tenho um pilão de bom tamanho, feito de tarumã; está na cama comigo a noite inteira! Olha lá! É como eu venço a saudade da Ana!”.
         Haja criatividade!

         Sugestão de leitura: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
                                     
                                      Boa leitura!
                                      José Ronaldo dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário