domingo, 23 de maio de 2021

O HOMEM VEM AÍ

Morreu na contramão atrapalhando o trânsito (Arquivo JRS)

      Hoje, logo cedo, quando o sol já iluminava bem, da minha varanda escutei um poc-poc-poc. E seguiu se repetindo. Pensei: "Um pica-pau". Até quis acordar as "crianças" para apreciar, mas desisti. Me postei num degrau logo ali e fui firmando a vista na direção do som. Era no abacateiro que ele estava. Me aproximei devagarinho, na direção de onde vinha o som. Uma sabiá voou, mas o poc-poc-poc continuou. Pronto! Lá estava o passarinho! Num galho seco cortado ele insistia. Sabia que o tronco continha tinha alimento. Ah! Como o barulho perturba! Aquele poc-poc-na cabeça... As formigas reagem e vão saindo. É quando viram comida daquele pica-pau minúsculo, cinzento, até fácil de ser confundido com uma rendeirinha. A respeito de passarinhos, Rubem Alves, em 2004, escreveu:

  Canários -da-terra moravam  nas árvores da minha infância. Amarelos, cabeças vermelhas, eram também conhecidos como "cabecinhas de fogo". Aos poucos foram sumindo. Pensei que haviam nos abandonado. Definitivamente. De medo. Para sobreviver. Teriam ido para longe dos homens... Bachelard, falando sobre sua experiência com um pássaro que havia feito um ninho em seu jardim, nos descreve a nós como aqueles que perderam a confiança dos pássaros. E com razão. Tantas coisas horríveis lhes fizemos. Nos meus dias de infância, o esporte favorito dos meninos era matar passarinhos com estilingue, pelo puro prazer de matar. Ou engaiolá-los. Há  uma canção de Chico Buarque sobre a passarada em que a alegria é sempre interrompida pelo refrão "...O homem vem aí, o homem vem aí". Mas os pássaros estão voltando [...] Vi, nas montanhas de Minas, um espetáculo maravilhoso que nunca imaginei que existisse: bandos de mais de 50 canários-da-terra voando. Isso me deu alegria e esperança.

   Ele estava certo: os canários-da-terra voltaram. Mas sabe por que eles agora se mostram pelos nossos caminhos, nos loteamentos? A razão é a aprovação de leis que os protegem e que pune aquelas pessoas que insistem em engaiolá-los. Dias desses, sabendo que é contravenção, que o policiamento funciona, escutei alguém alertando um "cabeça-gorda" que se deleita em ver pássaros presos: "Cuidado, os hómi vem aí".

Nenhum comentário:

Postar um comentário