quinta-feira, 23 de maio de 2013

TUDO JÁ FOI PRINCIPAL UM DIA

 Não era mais bonito sem as construções ameaçando o rio? (Arquivo A/I)


                Hoje, quem passa na zona da Barra dos Pescadores, no centro de Ubatuba, quase nem repara que ali tem uma ponte, ou melhor, duas pontes. Passando pela Ilha dos Pescadores, elas já foram um grande passo na interligação com a bairro do Perequê-açu. De acordo com a Idalina Graça, as preciosidades, anterior ao concreto e metal imperceptíveis, marcaram o progresso da cidadezinha que acolhia os primeiros turistas a chegar pela rodovia Oswaldo Cruz. Era a década de 1940.

                "No dia seguinte amanheceu chovendo, e, como não me era possível ir à praia em busca de pescado fresco, fui ao frigorífico, nesse tempo funcionando onde atualmente está o D.E.R. Da ponte avistei o Dr. Felix Guisard, proprietário do sobradão de Baltazar Fortes, parado à porta principal e em animada palestra com um senhor decentemente trajado, que olhava com viva curiosidade todos os que dali se aproximavam. Acostumada a ver poucos turistas na cidade, fiz um demorado exame do forasteiro. Achei-o bem simpático. Comprei o pescado e, ao  sair, notei que ele me acompanhava com olhar.  – “Deve ser por causa das vestes masculinas que eu uso”, imaginei, para logo depois, absorvida pelo trabalho, esquecê-lo completamente.
                Por este tempo estavam construindo a ponte principal que liga a cidade à praia do Perequê-açu – “Com certeza é um dos engenheiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário