terça-feira, 14 de maio de 2013

ETNOMATEMÁTICA CAIÇARA



      
Gilberto acompanhando pescadores durante a pesquisa. (Arquivo Chieus)
     

             Seja bem-vindo, Kiscinger! 
           O caiçara Gilberto Chieus Junior está quase se aposentando na Unicamp, na área de matemática. A sua dissertação de mestrado foi a partir das medidas que se usa na construção de canoas, de rede etc. O título: Matemática caiçara – Etnomatemática contribuindo na formação docente. Nisto ele acompanhou o pessoal nas mais diversas atividades ainda tão comuns por aqui. É a matemática que permeia a etnia, o determinado grupo cultural. Hoje, apresento aqui uma de suas atividades:

                Título: De braça ao metro

                O professor pode propor aos seus alunos uma pesquisa de campo com os construtores de redes, mas...se na comunidade houver familiares ou amigos que fazem este trabalho, poderão ser convidados para a ida à escola e que façam uma demonstração. Cabe ao professor orientar seus alunos a questionar os caiçaras naquilo que acharem interessantes ou que tiverem dúvidas no decorrer da construção.
                Em relação ao questionamento, podem ocorrer perguntas como:
                Qual o tamanho da rede?
                Os caiçaras, com certeza, responderão da seguinte forma:
                - 50 braças, 100 braças...O tamanho da rede depende de para que tipo de pesca ela será utilizada.

                Através da resposta, podemos observar que os caiçaras utilizam a braça como unidade de medida que, neste caso, mede aproximadamente 1,50 m. O professor pode enriquecer a aula, dizendo a seus alunos que essa medida é de origem portuguesa. Em seguida, deve propor atividades com medidas, utilizando partes do corpo dos alunos (braça, braço, palmo, polegar, pé...) e fazer que cheguem à conclusão que não são medidas exatas, dependem das pessoas. Daí a necessidade de se chegar a uma medida padrão.
                Diante das observações dos alunos, o professor deve fazer comentários, explicando o porquê da padronização das medidas e, em seguida, mostrar a eles como surgiu o metro:

                O metro surgiu no século XVIII, no ano de 1790, quando o rei da França, Luís XVI, criou a comissão de pesos e medidas para estabelecer a uniformização dos mesmos.
                A comissão era composta pelos seguintes matemáticos: Lagrange, Laplace, Legendre, Carnot e Condorcet. Sobre isso, diz Boyler:
                “(...) a comissão ficou impressionado com a exatidão com que Legendre e outros tinham medido o comprimento de um meridiano terrestre que no fim o metro foi definido como a décima milionésima parte da distância entre o equador e o polo. O resultante sistema métrico estava praticamente pronto em 1791, mas houve confusão e demora para estabelecê-lo”.
                Esta atividade pode envolver várias disciplinas, como história, geografia etc.

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