segunda-feira, 20 de maio de 2013

QUE ÁRVORE É AQUELA?

Carquera na rodovia Oswaldo Cruz           (Arquivo JRS)

                 Olá, Lúcia Gomes! Seja bem-vinda ao blog!

                A minha amiga Cristina Hydalgo sempre se mostra curiosa em relação às árvores da nossa mata. Quer saber  nome,    se cresce muito, se dá frutos etc. Por essa e outras paixões, vive  no  meio  da mata, no município de Natividade da Serra. Um paraíso!
                No mês passado, notando as floradas amarelas pelo trajeto da rodovia, ela me perguntou o nome. “É carquera. Bonito demais, né?”. "Pois é, Zé. A beira da estrada está cheia delas!"

                A carquera é madeira mole, lasca fácil, mas cresce bem. O seu tom de amarelo é quase ouro, um pouco mais claro que o fedegoso, outra árvore que se enche de flor em março-abril.
                Outros nomes dado à carquera é aleluia (por estar florido no período da quaresma, perto da Semana Santa), acácia, canudo-de-pito, caobi e canafístula. Certamente que tem ainda outras denominações a Senna multijuga. Um nome comum de outros tempos é quaresmeira (Não confundir com o chorão e com o manacá da serra – a tinticuia). Nesta denominação escreveu a saudosa caiçara Idalina Graça, em seu livro Terra tamoia:

                Uma interpelação colheu-me de surpresa:
                - Dona Idalina! Por que não escreve sobre as matas? Olhe a serra como está enfeitada de flores de quaresmeira! Parece ouro líquido que Deus, em sua bondade infinita, derruba sobre a terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário