sexta-feira, 10 de maio de 2013

MARAVILHAS DO TIO CHICO

Bem-te-vi na refeição costumeira no meu quintal (A|rquivo JRS)


                Jocimar, o caiçara do Morro da Pedreira, carinhosamente chamado de “Tio Chico”, sempre tem uma prosa boa. Vale a pena, de vez em quando, relembrar das suas histórias:
                “Naquele mesmo dia (da aranha caranguejeira que não coube na tela do celular), um pouco mais adiante, depois de passar o sapezal, já na Trilha do Pesqueiro, quase no Saco da Mãe Maria, vendo um rapaz correndo com dois pés-de pato na mão pensei assim: ‘Vou dar um susto nesse danado’. Dito e feito! Quando ele passou pela figueira caída, eu dei um grito. Ele, se gritou, eu nem escutei. É que no meu ouvido estava o eco do meu grito. Só sei que o coitado deu um pulo, calçou os pés-de-pato e saiu tropicando numa velocidade medonha”.

                Depois, já emendando histórias, falou do avô:

                “O vovô Cristino, tocador de viola na Folia de Reis, bem cedo, depois de uma roupa riscada e um chapéu de palha brilhante, pegava a viola e pedia para a minha avó: ‘Sinhá, ó sinhá, põe mais água no feijão. Vou sair com a viola, mas volto com o povão’. Era assim o meu avô Cristino Pedro de Oliveira. Você teria gostado de conhecer o velho caiçara. Por aqui tudo era nossa roça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário