quarta-feira, 6 de março de 2013

MORAR EM UBATUBA



       Hoje é aniversário do blog: está completando dois anos. Faço questão de apresentar o texto de alguém muito especial, que acompanha as nossas coisas com muito interesse: o amigo Jorge, da terra de outros Jorges, inclusive o Amado e tantas outras pessoas que fazem este país.
       Ubatuba hoje é essa mistura de gente de todas as partes deste Brasil, numa simbiose que vai dando nova feição à cultura local que se refaz entre a serra e o mar.
        Aos leitores... Um forte abraço!

“Valeu a pena ter ido morar em Ubatuba‭?”‬ Essa é uma das‭  ‬perguntas que costumo ouvir quando encontro amigos que deixei em São Paulo.‭  ‬Achavam falta de bom senso deixar um cargo de professor efetivo no município de São Paulo e o‭ ‬cosmopolitismo dessa cidade‭  (‬Ainda mais,‭ ‬possuindo casa própria e tendo pais,‭ ‬irmãos,‭ ‬outros parentes e amigos por perto.‭) ‬para‭ “‬aventurar-se‭”‬ no litoral.

‬Eu sempre lhes falava em mudar-me para uma cidade em que pudesse criar meus filhos com mais liberdade e menos preocupação com violência,‭ ‬mas não sabia onde era esse lugar nem me levavam a sério.‭ 

Em‭ ‬1997,‭ ‬vim com Joana,‭  ‬minha mulher‭ ‬-‭ ‬atendendo‭  ‬a um convite de Rui Grilo‭ ‬– a um curso com duração de uma semana,‭ ‬ministrado aqui na EMEI‭ “‬Maria Alice‭”‬ por um casal de Volta Redonda.‭ ‬Gostamos tanto de Ubatuba que voltamos para São Paulo com a compra do terreno da casa onde moramos hoje já definida.‭ ‬Vendemos a linha telefônica e o carro‭  ‬para fazer parte do pagamento.‭ ‬Em‭ ‬98,‭  ‬começamos a construir e,‭  ‬em janeiro de‭ ‬99,‭ ‬mudamos com a casa só‭  ‬parcialmente terminada.‭ ‬Grande surpresa para meus amigos e parentes.‭ 

O primeiro ano foi um pouco difícil financeiramente porque meu salário ficou reduzido a menos da metade.‭ ‬Lá na capital,‭  ‬eu recebia mais da Prefeitura‭ ‬ do que‭  ‬Estado,‭ ‬mas,‭ ‬vindo para cá,‭ ‬tive de exonerar-me da rede municipal.‭  ‬Além disso,‭ ‬a maior parte da casa ainda precisava receber acabamento.‭  

Também perdemos a comodidade que tínhamos lá,‭ ‬já que a‭ ‬moça que nos auxiliava em casa‭ ‬não nos acompanhou.‭ ‬Passamos a dar aulas em turnos diferentes para cuidarmos dos‭  ‬quatros filhos.‭ ‬O mais velho tinha só oito anos de idade.‭ ‬Some-se a isso o fato de‭  ‬minha sogra,‭ ‬que veio‭  ‬conosco morar na edícula com meu cunhado,‭ ‬ser‭  ‬cadeirante e requerer,‭  ‬em muitos momentos,‭ ‬a presença da Joana.‭  

Os nossos filhos demoraram a aceitar a mudança.‭ ‬O Henrique,‭ ‬que tinha cinco anos na época,‭ ‬vivia nos perguntando quando voltaríamos‭  ‬para o Brasil.‭ ‬Hoje,‭ ‬quando mencionamos isso em sua presença,‭ ‬ele fica meio encabulado,‭ ‬não só‭ ‬por causa do desconhecimento de Geografia,‭ ‬mas sobretudo porque adora Ubatuba.‭ ‬Ivan Lucas,‭ ‬o mais velho,‭ ‬acostumado a passear com as tias,‭ ‬vivia reclamando da inexistência‭  ‬de shopping e Mc Donalds.‭ ‬Ainda não tinham chegado aqui esses ícones do consumismo.‭ ‬O Caio,‭ ‬que,‭ ‬apesar de,‭ ‬nos primeiros meses,‭ ‬sofrer de alergia a picadas de insetos e por isso ficar com o corpo cheio‭  ‬de perebas,‭  ‬foi o primeiro que viu‭  ‬vantagens em morar em Ubatuba.‭ ‬O mar era seu trunfo para argumentar com seu irmão gêmeo:‭  “‬Ah,‭  ‬Henrique,‭ ‬lá só‭  ‬tem uma aguinha‭”‬.‭ ‬Dizia,‭ ‬referindo-se‭  ‬à pequena piscina de plástico‭ ‬que tinham em São Paulo contra a imensa praia do Perequê-Açu.‭ 

O Ivan Lucas logo começou a‭ ‬ir à escola sozinho,‭ ‬de bicicleta.‭ ‬Depois os outros,‭  ‬à‭  ‬medida que iam‭  ‬crescendo,‭  ‬ganhavam autonomia,‭ ‬e essa possibilidade de poderem andar sozinhos na cidade foi fundamental no desenvolvimento deles.‭ ‬Uma vez que não precisavam de ser levados para os cursos,‭ ‬puderam ter aulas de natação na piscina municipal,‭ ‬de capoeira,‭ ‬desenho,‭ ‬dança,‭ ‬teatro,‭ ‬circo,‭ ‬música,‭ ‬na Fundart,‭ ‬inglês na BP English.‭ ‬Se,‭ ‬nessa época,‭ ‬morássemos ainda em São Paulo,‭ ‬eles só poderiam sair para a escola e para as atividades extraescolares acompanhados de um adulto,‭ ‬o que seria inviável.‭ ‬Hoje há três deles‭  ‬morando fora do município por contingências da vida,‭ ‬mas amam Ubatuba.‭ ‬Se não tivessem necessidade,‭ ‬não sairiam daqui.

‬Em‭ ‬2001,‭ ‬assumi o cargo de professor na rede municipal,‭ ‬para o qual eu tinha feito concurso no ano anterior.‭ ‬Fui trabalhar na EM‭ “‬José Belarmino‭”‬,‭ ‬no Puruba.‭ ‬Fiquei lá até‭ ‬2010.‭ ‬Os alunos eram bastante dóceis e amáveis.‭ ‬O grupo de professores e funcionários também era muito acolhedor e amigo.‭ ‬Sentia-me em casa.‭ ‬Ademais,‭ ‬eu‭  ‬ia para o trabalho vendo da janela do ônibus o sol surgir dourando as‭ ‬águas do mar e a folhagem da Mata Atlântica.‭ ‬No retorno,‭ ‬ao meio-dia,‭  ‬meus olhos queriam manter-se voltados para o mar azul,‭ ‬salpicado de ilhotas verdes e ondas brancas,‭ ‬mas a cada curva eram atraídos pelo colorido da Serra do Mar com suas quaresmeiras,‭ ‬seus manacás e numerosas outras plantas que matizam com suas flores o verdor da mata.‭ ‬Era uma viagem.‭ ‬Viagem extasiante.‭ 

O melhor de tudo é que‭  ‬a todas essas coisas positivas que relatei‭  ‬soma-se uma numerosa quantidade de excelentes amigos que temos feito aqui.‭ ‬Por tudo isso,‭ ‬sempre respondo com convicção àquela pergunta de meus amigos da capital.‭  ‬Sim,‭ ‬valeu a pena ter vindo morar em Ubatuba.

‬Jorge Ivam Ferreira

38 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Nossa acho que era um relato desse que estava procurando desde que a 15 dias decidimos eu e meu marido que iriamos morar em UBATUBA .... ninguém falou que começar vai ser um mar de rosas.... largar o emprego aqui, vender a casa e começar de novo.... Mas tenho certeza que o futuro promete coisas muito boas exatamente como relata aqui ....Felizzzzzzzz... Valew pelo relato ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu e meu marido estamos planejando vender tudo e ir morar ai com nosso dois filhos, mas temos muitas duvidas, medo, acho que é normal, mas de Deus quiser em breve realizaremos nosso sonhos... Parabéns pela coragem....

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Nossa é meu gde sonho ir morar em Ubatuba estou neste sonho desde 2009 quase fui porem fiquei gravida sozinha e adiei agora estou novamente lutando para concretizar este sonho vc me incentivou mtu Deus abençoe vc e sua família assim que eu chegar ai dou noticias a vcs moro em uberlandia minas gerais porem mtu infeliz aki vim de campinas e não adaptei mas sei que agora vou conseguir !!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostei muito de ter encontrado seu post. Tbm sou blogueira, há 15 dias fomos a Ubatuba, agora já vamos prestar concurso publico pra quem sabe, ir morar ai também. Somos do interior de SP, Araraquara, umas 6 horas de viagem e seu relato foi muito positivo para nós. Temos medo de violencia, ou no caso enchente. Nossa filha tem 3 anos, ela praticamente só se lembrará de Ubatuba, caso der certo.
    Parabens pelo blog. abraços

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Gostei muito de ler o relato do sr Jorge. Sou apaixonada por Ubatuba, há 9 anos atrás minha minha prima comprou um apartamento para temporadas, desde então, não falhamos nem um ano, foi amor a primeira vista. Nosso sonho é morar aí, mas nossos filhos estão em época de faculdade, não dá para abandoná-los, meus planos era esperar pela aposentadoria, mas percebo que estou chegando no meu limite, assim que se formarem juntaremos nossas trouxas de vez!!!
    Sempre que estamos em Ubatuba procuramos conversar com.pessoas que moram na região para nós darem dicas de onde comprar terreno ou casa.
    O que você acha, qual bairro é mais tranquilo?
    Agradecemos a gentileza.

    Mônica e Cláudio
    SP e_mail:canimosan@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Meu sonho é morar em Ubatuba, desde o verão passado, quando conheci a cidade. Foi amor a primeira vista. Toda vez que ouço as musicas que tocavam no carro quando estava em Ubatuba, mr da uma saudade angustiante, pq moro em São Paulo e acabamos de comprar uma casa no litoral sul... Se eu tivesse conhecido Ubatuba antes... Mas quem sabe daqui a uns anos. Fico muito feliz por sua experiencia ter dado certo para vc e sua familia!!

    ResponderExcluir
  13. Esse relato me ajudou, e por isso eu agradeço. A primeira vez que estive em Ubatuba, minha filha caçula usava fraldas, me apaixonei por esse lugar e desde então sonhava em mudar pra aí. Mas havia o emprego do marido, depois a faculdade dos filhos, e os anos passando, mas íamos sempre nas férias. Cheguei a comprar um imóvel, mas que com a separação, tive que vender, chorei muito. Hoje em dia os filhos casados, uma morando no exterior, eu finalmente vou realizar meu sonho. Pedi aposentadoria proporcional da Prefeitura de SP, estou vendendo meu apartamento aqui, e mesmo contra todos amigos, família, e filhos me dizendo que é loucura, se Deus quiser! Brevemente serei mais uma felizarda e orgulhosa moradora de Ubatuba porque amo cada contorno de praia, cada montanha vedejante. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Esse relato me ajudou, e por isso eu agradeço. A primeira vez que estive em Ubatuba, minha filha caçula usava fraldas, me apaixonei por esse lugar e desde então sonhava em mudar pra aí. Mas havia o emprego do marido, depois a faculdade dos filhos, e os anos passando, mas íamos sempre nas férias. Cheguei a comprar um imóvel, mas que com a separação, tive que vender, chorei muito. Hoje em dia os filhos casados, uma morando no exterior, eu finalmente vou realizar meu sonho. Pedi aposentadoria proporcional da Prefeitura de SP, estou vendendo meu apartamento aqui, e mesmo contra todos amigos, família, e filhos me dizendo que é loucura, se Deus quiser! Brevemente serei mais uma felizarda e orgulhosa moradora de Ubatuba porque amo cada contorno de praia, cada montanha vedejante. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Moro no interior Araras SP ,meu sonho e do meu filho é ir morar em Ubatuba, mais infelizmente meu esposo não pensa igual a nós . as vezes me pego pensando em jogar td para o alto e ir ..

    ResponderExcluir
  17. Só conheço Ubatuba por fotos, internet...
    Mas tenho uma paixão por Ubatuba que não sei de onde vem. Estou me programando .... Daqui a no máximo dois anos estarei por aí.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom ler esses depoimentos,esse ano estou indo morar em Itamambuca em Ubatuba se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  19. Sou do Rio e eu e a minha mulher adoramos Ubatuba.Já pensamos em ir morar nesta simpática Comarca de São Paulo.Ainad estamos considerando tal possibilidade.

    ResponderExcluir
  20. Sou do Rio e eu e a minha mulher adoramos Ubatuba.Já pensamos em ir morar nesta simpática Comarca de São Paulo.Ainad estamos considerando tal possibilidade.

    ResponderExcluir
  21. Oii! Cheguei pra morar há 10 dias. Vim da Capital. Estou❤ mas não conheço ninguém ainda. Quero dicas. Quero amigos😉


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Totti. Como está aí em Ubatuba? Tenho planos de ir morar aí também

      Excluir
    2. Olá Totti. Como está aí em Ubatuba? Tenho planos de ir morar aí também

      Excluir
    3. Nossa vc já se mudou pra ir que maravilha quem sabe esse ano consigo ir também que bairro vc tem esta é muito caro casa aí vivian-maria@hotmail.com agradeço se poder me ajudar
      Com

      Excluir
  22. Ainda vou realizar este sonho também... Se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá ,gostaria que me explicassem se aí em Ubatuba possuem boas escolas, e faculdades, pois sou de Elias Fausto interior de São Paulo, e meu sonho tbm é morar aí
    Estou terminando minha faculdade em pedagogia e meu esposo é mecânico de automóveis.Pretendo ir assim que me formar.

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que massa ouvir teu relato! Estou querendo me mudar pra ubatuba, mas eu tenho 22 anos, a minha graduação foi em moda, o que não vejo vantagens mudando pro litoral. Quero uma vida mais tranqüila, SP anda me estressando muito, fora as cobranças diárias por ser jovem e ser "alguém na vida".
    Queria saber de você, se existe boas oportunidades para alguém da minha idade, e se tem boas escola, atividades culturais. Pois tenho a intenção de levar minha família? Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Ubatuba é um sonho, só de pensar em morar lá um dia já fico entusiasmado, infelizmente estou preso aqui no interior de sp, lugar deprimente especialmente para quem é da capital. Resumindo enquanto o interior é deprimente a capital tornou se sufocante, então digo a quem puder, demorou para irem viver nesse verdadeiro paraíso, enquanto a mim tenho que aguardar mais alguns anos e continuar sonhando.

    ResponderExcluir
  27. Ubatuba é um sonho, só de pensar em morar lá um dia já fico entusiasmado, infelizmente estou preso aqui no interior de sp, lugar deprimente especialmente para quem é da capital. Resumindo enquanto o interior é deprimente a capital tornou se sufocante, então digo a quem puder, demorou para irem viver nesse verdadeiro paraíso, enquanto a mim tenho que aguardar mais alguns anos e continuar sonhando.

    ResponderExcluir
  28. Jorge, adorei ler seu texto, adoro Ubatuba, penso em um dia em morar neste paraíso, talvez mais breve que imagino.

    ResponderExcluir
  29. Olá Jorge, seu relato me encheu ainda mais de esperanças e sonhos, a muito tempo eu e meu marido temos pensado em ir morar em ubatuba, essa cidade linda que tanto amamos. Morar no litoral é ser banhado pela luz divina em sua plenitude todos os dias, já obtive essa bênção quando morei por 2 anos no litoral do nordeste, mas por mil motivos tive que voltar pra são paulo, agora namoramos com ubatuba, na verdade um caso de amor de muito anos.
    Adoraria trocar mais informações com vc se for possível.

    ResponderExcluir
  30. Eu meu marido também temos o mesmo sonho mudar de vida de ares temos 3 filhos não vemos a hora de vender a nossa casa aí sim vamos procurar algo para gente aí

    ResponderExcluir
  31. Eu amo o mar e cada vez mais prezo pela qualidade de vida, tranquilidade e menos consumismo, por isso, tenho muita vontade de morar aí em Ubatuba. No final do ano, teve concurso para prefeitura de São Sebastião e eu perdi por problemas na família.
    Sou professora de Língua Portuguesa - PEB II e III. Saberia me dizer se há possibilidades de um novo concurso no decorrer desse ano?
    Se eu passar em algum, vou correndo nem que seja para morar em uma pensão; gostaria de saber também se existe na região Pousada que alugue quartos para quem tem interesse em morar na região.
    Grata
    Adriana

    ResponderExcluir
  32. Olha sou um espanhol que mora no interior de Sao Paulo faz cinco anos e vou mudar dintro de dois meses para Ubatuba.
    Achei um lugar especial com essa serra de mata respeitada e aquela orla maritima tao formosa.
    Minha decisao ta firme e aco que tudo va dar certo

    ResponderExcluir
  33. Muito maravilhoso ....... tô indo

    ResponderExcluir