domingo, 10 de março de 2013

IMPERTINÊNCIA?

Canto do Acarau  (Arquivo JRS)


Ao completar quatorze anos eu fui registrado no meu primeiro emprego, no Perequê-mirim. Era um bar e restaurante (Bar Orly), cujo proprietário era um potiguar (Severino) que se engraçou pela caiçara Nilséa pelo período que lhe foi conveniente. Depois tomou outros rumos.
Durante quatro anos, trabalhando mais de dez horas por dia, eu fiz o que pude para atender bem a todos, desde o mais simples, “pingalhada de cada dia”, até os “ desconhecidos bem compostos” que apareciam na temporada. 
Dos frequentadores assíduos, marcaram aqueles anos:  Ricardo “Caninha”, Antonio “Bicudo”, José “Barrigudo”, Odilon “Satanás”, Antonio “Araxá”, Nelson “Pinguinha”, Anísio “Nolasco”, Bartolomeu “Bráz”, Arcelino “Carioca”, Rosa “Louca” e tantos outros. Eram os primeiros migrantes, sobretudo do Nordeste e do Norte de Minas Gerais. Trabalhavam nas obras, nas primeiras mansões de nossas praias.
O Toninho, mineiro de Araxá, aparecia todos os dias, depois das 18:00 horas, vindo do serviço, ainda com manchas de cal pelos braços. Depois de algumas doses, punha-se a elogiar a sua terra distante. Quase sempre só ia embora depois de torrar a paciência de alguém.
Bom mineiro...Cheio de saudade! De vez em quando era até impertinente ao teimar por coisas tão sem importância, com pessoas que nem estavam dispostas a se aventurar em “prosa de umbigo no balcão”. Sem contar que, naquele ambiente, por mais que houvesse a preocupação com a limpeza, sempre imperava um cheiro azedo de fermentação (pinga, cerveja etc.). Assim, num serão, quando já escurecia, ao passar para comprar o seu maço de cigarro (da marca Carlton, se não me falha a memória) de cada dia, o doutor Manuel Casalderrey, um advogado que era vizinho do amigo Nicolau, sem querer caiu na “teia do Toninho”. O tema era a quilometragem da estrada.
Segundo a teoria do Toninho, se a distância daquele lugar até a capital paulista era de 252 quilômetros, ele conseguiria reduzir 10 quilômetros disso. Na hora o doutor ficou interessado no rumo da argumentação do simples pedreiro, especialista na aplicação de massa fina, conforme testemunhava o Edílio Barreto. Ali se reteve por mais alguns minutos, cheio de atenção à prosa.
De acordo com o Toninho, a quilometragem sempre é feita pelo centro da pista. Porém, a estrada (SP 51) é muito sinuosa. Nisto mora o segredo! Ao fazer cada curva bem junto ao mato, o veículo economiza alguns metros. “O doutor vai somando, vai somando, vai somando... Depois de centenas de curvas, ao chegar em São Paulo, é só conferir no cronômetro. Tenho certeza que vai estar marcando 10 quilômetros a menos, ou seja, 241 quilômetros. Duvida disso?”.
O doutor não era bobo para alongar essa conversa. Só restou deixar pago mais uma cerveja para o impertinente mineiro e se despedir discretamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário