sábado, 2 de março de 2013

ASPECTOS GEOGRÁFICOS



Balseiro: profissional da travessia dos rios Puruba e Quiririm. (Arquivo JRS)

Em 1994, a professora Ophélia Alves Figueira de Camargo lançou o livro Ubatuba ou”Ubachuva” -Uma questão de geografia, com o objetivo de apresentar este município em seus aspectos geográficos, de localização etc., mas também não omitiu as suas apreciações a respeito desse lugar. Hoje eu escolhi uma parte da introdução só para quem não conhece a obra ter uma ideia do conteúdo.


O espaço natural e o espaço cultural de Ubatuba.


O Município se constitui, de certa forma,num grande retângulo irregular que mede cerca de 80 Km de comprimento situado com a fachada oriental voltada para o Oceano Atlântico e tendo uma faixa de planície entre o litoral e a serra que varia de 8 a 16 Km de largura.
O Município de Ubatuba faz parte do chamado “Litoral Norte do Estado de São Paulo”. Esta zona compreende toda a orla marítima que se estende de Santos para o nordeste, indo até a Serra do Corisco que vai terminar na Ponta da Trindade, já fazendo limites com o Estado do Rio de Janeiro.
Seu aspecto é bem diferente do Litoral Sul que vai de Santos em direção sul até a Barra do Ararapira, divisa de São Paulo com o Estado do Paraná. Este trecho tem praias extensissímas, bem distantes dos contrafortes da Serra do Mar, formando planícies atravessadas por longos e preguiçosos rios que vão formando meandros, alagadiços e mangues.
O Litoral Norte, por sua vez, é recortadíssimo numa sucessão contínua de baías, angras, sacos e enseadas resultando  numa infinidade de praias pequenas e médias quase sempre próximas da Serra do Mar, Suas planícies são estreitas, cortadas por rios e riachos de pequeno curso não formando aqueles banhados e alagadiços do Litoral Sul.
Do ponto de vista do relevo, Ubatuba participa das planícies costeiras do Brasil com seus 92 Km de litoral. Talvez nenhum município brasileiro ofereça tantas praias aos que buscam o merecido lazer.
Em Ubatuba temos praias que atendem a todos os gostos: praias mansas, de “tombo”, pequenas e graciosas, extensas, frequentadas ou desertas etc.
Do ponto de vista climático ocupa uma posição intermediária ou de transição entre o clima tropical e o subtropical uma vez que o município é cortado pelo Trópico de Capricórnio. Numerosas cascatas e cachoeiras amenizam o calor do sol depois da praia, as tardes amenas e noites tranquilas sob a aragem do terral tornam este espaço o lugar ideal para os esportes náuticos, os passeios a pé e o repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário