domingo, 6 de dezembro de 2020

SER SILVESTRE


     

Pé de imbaúba e Pico do Corcovado (Arquivo JRS)

        Parece que foi ontem que Priscila Siqueira, frei Valdir, Arly Lacerda, Otília, Rubão, Zé Gil e outros encabeçaram, em Ubatuba, uma mobilização contra as investidas dos especuladores e exploradores que queriam desalojar os caiçaras de suas terras. Me lembro bem que, na Casa de Emaús, no Sertão da Quina, o movimento ecológico Pela Vida, Pela Paz em Defesa de Ubatuba, a Associação dos Produtores Rurais de Ubatuba, as pastorais da Igreja Católica e outras entidades de apoio nos inteiravam dos acontecimentos e encaminhavam atos concretos que pudessem barrar as injustiças no território caiçara. Além da questão da Dona Luzia Borges, no Rio Escuro, também nos angustiávamos pelos trindadeiros. Era o ano de 1980. Os relatos nos comoviam. Tudo aquilo valeu muito! Era o espaço caiçara que sofria ataques! Depois veio Porto Flamengo, a Avibrás e outras questões. Um grupo amigo e aguerrido acompanhava tudo de perto. Colhíamos assinaturas para muitas etapas dessas lutas.

          Comecei o dia me lembrando de uma mulher caiçara muito lutadora: dona Luzia Borges, da resistência no Rio Escuro. Recentemente faleceu ela e João, seu companheiro de tantas andanças por justiça. Quantos encontros e reuniões vivemos juntos!? Tudo o que fizemos ainda foi pouco para tentar barrar a degradação da nossa terra e do nosso povo. 

        Em memória de Luzia e João, escolhi um poema do nosso estimado Jorge Ivam. Faz parte do seu livro Ser Silvestre, recém –lançado. Sucesso ao Jorge, Joana e filhos tão estimados por nós. 


Reação


Acusam-me de instabilidade,

De ter reações imprevisíveis,

De, sem causa aparente, rir

Ou mesmo de me fechar.

 

Se, até um jequitibá

Transuda fragilidade

Quando muito fustigado

Pelas grandes tempestades,

Por que eu, um mero arbusto,

Frente às adversidades,

Não deveria demonstrar

Desconforto, medo ou susto?

 

Se até uma árvore de grande porte

Verga, não tem cabimento

Exigir de mim  - que nem sou forte –

Rigidez de comportamento.

 

Se eu fosse um penedo,

Corresponderia às expectativas

De quem me quer imutável,

Mas, como tenho um coração,

Sou suscetível a olhares,

Palavras e aperto de mão.

4 comentários: