sábado, 12 de dezembro de 2020

AS CABRAS DO PADRE(II)

 

Ilustração selecionada (Arquivo Leandro)


Padre Johannes Beil, o padre João, não abriu mão de promover a criação de cabras no solo caiçara de Ubatuba, na metade do século XX. Em seu livro, publicado na Alemanha na década de 1960, tomamos conhecimento de seu empenho, logo após ter sido feito o pedido ao governador Adhemar de Barros.

       “Para que você precisa de cabras?” Eu dei a ele uma palestra mais longa, que ele ouviu com interesse: “Viajei pela metade do mundo, vi muitos países, mas ainda não conheci pessoas que não alimentassem seus filhos com leite. Até os beduínos recorrem às fêmeas de camelo para socorrer seus filhos. Só aqui no litoral não há leite. Se tudo der certo e a mãe tiver leite suficiente durante o primeiro ano, o bebê é amamentado. Depois, o segundo nasce, deixando o anterior privado de seus alimento, que perde peso imediatamente e adquire uma barriga de tambor, porque agora agora é alimentado apenas com farinha de mandioca (farinha de mandioca - uma planta semelhante a batata da qual também é feita farinha), principal alimento da população costeira, mas também pode acontecer que a mãe não possa amamentar e tente desesperadamente alimentar a cria que grita com bananas ou farinha de mandioca. Desse modo ela mastiga e saliva para se manter vivo.

        Na minha opinião, essa dieta pobre na infância é devida à miséria da população local. Além disso, existem lombrigas, dos quais 100% também estão infectados. Esta geração desnutrida e doente é incapaz de funcionar adequadamente. Então chega o dia do casamento, o ciclo de miséria recomeça. Temos que intervir nesse círculo vicioso de alguma forma, e parece-me que devemos começar alimentando as crianças. Precisa de leite! As vacas são muito caras e difíceis de cuidar, mas não vejo por que essas pessoas não deveriam ter cabras. A cabra é a vaca do pobre homem, doutor ". Enquanto comia, Adhemar instruiu o Ministro da Agricultura, também presente, para conseguir 50 cabras para o padre de Ubatuba. Essa mensagem causou uma enorme gargalhada no banquete festivo.

          Eu esperava todos os dias pelas cabras. Eu já havia despertado o interesse das famílias nas diferentes nas praias, e muitas vezes pregava nas capelas sobre a necessidade de uma cabra que dê leite para crianças pequenas. São José, pai adotivo, teve que cuidar do menino Jesus, para que ele crescesse saudável. Para isso precisou de uma cabra. Na ocasião da visita pastoral, algumas famílias reclamaram com o bispo. Mas Dom Paulo [de Tarso] ficou do meu lado e disse: “O leite para as crianças é muito importante. Eu penso exatamente como seu Vigário. ". Eles resmungaram, citando supersticiosamente um ditado: "cabra dá má sorte".

      Como as minhas cabras demoravam muito a chegar, fui a São Paulo um dia entrevistar pessoalmente o governador. Infelizmente, nenhum público estava programado, mas fui recebido imediatamente. Dr. Adhemar ficou surpreso. Imediatamente chamou o oficial em questão. Ele foi informado e, para justificá-lo, afirmou o seguinte: “Para o povo do Litoral, precisamos de cabras leiteiras que não precisam de muito cuidado. Agora temos cabras que dão muito leite, mas são atrevidas e difíceis de tratar. Todos eles logo morreriam na costa. A raça difícil que também temos não dá leite. Então, primeiro precisamos tentar cruzar com outras raças, cabra de floresta, cabra de campo e cabra do prado. O produto desse cruzamento será destinado a Ubatuba. Claro, isso não vai acontecer da noite para o dia e você ainda precisa ser paciente". Eu podia entender isso muito bem, mas gostaria de ter tido pelo menos algumas cabras. O presidente prometeu e eu fui para casa satisfeito.

       Um grande barco desembarcou em Ubatuba dez dias depois. O senador Manto colocou uma dúzia de cabras na praia, gritando de longe "São para o Pároco!".  E foi embora. Com alguns garotos, peguei os animais que estavam pulando por todo o lugar e os distribuí para famílias diferentes. No entanto, reservei os direitos de propriedade para impedir que fossem mortos. Uma ninhada (uma cabra geralmente tem duas) deve pertencer à família, a outra a mim, e a segunda deve ser entregue à família seguinte mais tarde, quando for desmamada. (...) E então comecei a criar cabras. Hoje as cabras são encontradas ao longo da costa. Ainda não é suficiente, mas o começo foi feito.

       As 40 cabras restantes vieram para Ubatuba mais tarde. Certa vez, recebi uma carta do governador pedindo que eu enviasse o texto do meu sermão de cabra. Você ouvirá falar muito sobre isso. Costumava falar sobre a cabra, mas nunca dei um sermão sobre cabras


Nenhum comentário:

Postar um comentário