segunda-feira, 11 de junho de 2012

PROSEANDO COM ARISTEU (II)


Aroeira madura pelos caminhos de servidão deste chão caiçara

                Pode ser que para muitos não seja interessante saber dos antigos moradores do extremo sul do município de Ubatuba, do tempo em que ainda não havia especulação imobiliária (por volta de 1935-40). Porém, tendo a oportunidade de fazer uma trilha pela região, ao se deparar com extensa área preservada, sem sinal de moradores, não se engane: outrora eram muitas as moradias de caiçaras pelos morros, praias, badejas, beiradas de rios etc. Porque eles saíram nós iremos entendendo mais tarde, em breves textos.
                Continua, então, a prosa com o saudoso Aristeu Quintino:

                “Depois do rio do Inhame, moravam bem perto um do outro: Manoel Lourenço Garcêz (filho do Zé Lourenço, da ilha do Mar Virado), o Benedito Araújo (pai do Constantino) e o Paulo Custódio. Do lado de baixo, mais perto da costeira, morava o Adelino Benedito de Araújo (irmão do Constantino). Depois, como quem seguia para a praia do Abreu (Saco das Bananas), chegava às casas do Valdomiro Custódio dos Santos, do Teófilo Custódio dos Santos, do Estanislau Marcolino Antunes de Sá e da Maria Jacinta de Jesus (filha de José Francisco do Nascimento), casada com Antonio João de Oliveira. Na praia do Abreu eram duas famílias: Gregório Crispim (que mais tarde venderá a sua posse para o Bassin) e Anastácio Crispim (pai do Gregório). É bom dizer que toda essa área, desde o rio do Inhame até o espigão do Saco dos Morcegos, era da família da Odócia, minha mulher.
                No Saco dos Morcegos, junto das ruínas da antigas fazenda, era a casa do Ditinho Antunes de Sá, o branco (filho de Luís Antunes de Sá). Logo acima ficavam as casas do Domingos Antunes de Sá, do Januário Antunes de Sá(irmão do Ditinho), do Benedito Antunes de Sá, o preto (“Bito Madalena”). No pé do morro morava Luís Antunes de Sá (onde depois morou o Argemiro, seu filho).
                Depois, passando o Saco das Cotias e a Ponta dos Cações, já estamos em área da praia da Raposa, onde moravam Caetano Lopes, Benedito Juvenal, Manoel João dos Santos (filho do João Gabriel), Benedito Gabriel dos Santos, Rosália (mãe do Benedito, João e Sebastião Gabriel). Na linha da praia morava a Ezídia Antunes de Sá (irmã do Benedito Marcolino). Subindo um pouco era a casa do Benedito Marcolino Antunes de Sá (gente do Estanislau Marcolino, do Horácio, da Maria, do Domingos e do Totoca); depois era o Paulinho da Donara. Bem mais para cima ficava a casa do Sebastião Gabriel dos Santos (pai do Orondino, Benedito, Leonor, Anastácia e Evarista). Neste lugar, hoje, quem mora é o Orondino Gabriel. Ainda não chegamos à praia da Caçandoquinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário