quarta-feira, 20 de junho de 2012

ORGULHO CAIÇARA


  
Uma cultura se faz a cada dia e nos eventos! (Arquivo Júlio Mendes)

                No domingo último (17/6), fiz parte da comitiva de pais que  acompanharam o amigo Antenor (sensei Nunes) ao XIX Torneio da Amizade de Karatê-Do , realizado em Arujá- SP. Ele é caiçara, descendente dos Nunes Pereira, os donos, em outros tempos, do Sertão do Ubatumirim.

                Todos os atletas (Matheus Simões, Sofia Simões, Alexandre Domingos, Estevan José, Pedro Henrique, Rômulo Marcondes, Wellington Oliveira e Weider Nunes) foram ao pódio. Ao todo foram 12 medalhas (6 bronze, 1 prata e 5 ouro) conquistadas com muita concentração e amor ao esporte. Só não trouxeram mais porque o cansaço da viagem e das condições do local não foram totalmente favoráveis. Pelo que podemos ver nos dados, a menor delegação presente no torneio fez bonito (6º lugar na colocação geral), representou bem a nossa cidade. Afinal, eram quase 400 inscritos de diversas associações de karatê do Estado de São Paulo. Os resultados se devem ao espírito sensível do Antenor: ele fica observando durante os treinos, faz as correções e permite que a confiança se apodere dos alunos. Outra coisa importante que observei nele no decorrer do torneio: estava sempre junto aos atletas dando orientações e oferecendo algo para sustentar os corpos. Ou seja, sendo mestre e amigo de verdade!

                Mais uma vez foi notório que as medalhas vieram para Ubatuba graças à tenacidade de um grupo restrito (sensei, alunos e pais). Poderia ser muito mais contagiante se houvesse patrocínio e apoio do poder público aos nossos jovens.

                Estão de parabéns os atletas, o sensei Nunes e as famílias que motivam seus filhos à prática do esporte. Continuem assim para motivação do nosso espírito caiçara!

2 comentários:

  1. Sabe que um da cepa dos Henrique dos Santos, chamado Afonso Henrique dos Santos, filho da Fátima, ja foi campeão brasileiro em sua categoria de Judô e Jiu-Jitsu? Temos bons lutadores por aqui!

    Abraço, Roberto Ferrero

    ResponderExcluir
  2. Sabe que um da cepa dos Henrique dos Santos, chamado Afonso Henrique dos Santos, filho da Fátima, ja foi campeão brasileiro em sua categoria de Judô e Jiu-Jitsu? Temos bons lutadores por aqui!

    Abraço, Roberto Ferrero

    ResponderExcluir