terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tempo de estudar


A minha turma em 1972 - Arquivo Valda

                       No ano de 1972, na beira da estrada, no Perequê-mirim, as professoras Valda e Olga tinham uma tarefa muito séria: transformar um grupo de caiçarinhas em ótimos estudantes, capazes de entender e transformar o mundo. 
                       Nós vinhamos de várias distâncias a pé: as filhas da Maria de Góis moravam na divisa da Enseada com a Toninhas; Jandira, Horácio e os filhos do Geraldo eram do Sertão (do Perequê-mirim). Muitos eram da Enseada. Quase ninguém faltava às aulas porque o sentimento de responsabilidade era muito forte. Também ninguém queria ficar para trás, ser ultrapassado pelos outros. Era uma vergonha.
                       Hoje, me preparando para iniciar o ano letivo de 2012, retorno na imagem de quarenta anos. Verinha é professora, Carlinhos trabalha na náutica, Helena é enfermeira, Fernando faz parte do policiamento, João é comerciante e assim por diante. Todos estão por aí na luta.
                       Foi a escola que forneceu as principais ferramentas para que todos pudessem enfrentar a vida como enfrentam.
                       Novo ano, novos desafios na escola: continuar alimentando a cidadania capaz de gerar outro modelo de sociedade, onde a dignidade humana e a natureza sejam respeitadas.
                       Bom trabalho e muita saúde a todos os docentes! Feliz ano letivo!

2 comentários:

  1. Boa tarde Zé
    Tempos bons jamais voltam,mas com certeza ficará nas lembranças,os ótimos professores,amigos de escolas...Isso sim é recordar!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Meu amigo Zé,
    Que bom começar o ano letivo sendo lembrado do papel da escola. Que todos os professores tenham isso, que você diz, em mente!

    Um abraço.

    ResponderExcluir