sábado, 16 de agosto de 2025

SE TEMOS ALGUM JUÍZO...

 

   

Cerração - Arquivo JRS 

      Manhã fria aguardando a primavera. A cerração parece teimar em impedir o caminho do sol. Ela tenta sempre, mas nunca consegue. O sol é imbatível, incapaz de ser contido. Não é por acaso que os primeiros humanos desenvolveram o sentido, criaram a palavra deus e o tinham como divindade. Dele vem todas as condições para a vida deste nosso planeta. No entanto, por cobiça de alguns, a nossa  Terra, o nosso Brasil está rumando ao despenhadeiro. Acabo de ler a notícia que senadores aprovaram o garimpo em terras indígenas. (Quem você imagina que preservou este território até a invasão dos portugueses?). E você pensa que a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal, as nossas praias, os nossos rios, o ar que respiramos etc. deixaram de sofrer importunação? Não mesmo!  Uma onda reacionária de políticos sem nenhum apreço pela vida, com requintes de mais maldades que as anteriores, avança em nosso país e no mundo todo. Uma onda tecnológica "faz a cabeça" de grande multidão desmerecendo respeitos, valores etc. Mentiras e ódio suplantam verdades. Quando iremos acordar, tal como o sol em muitas manhãs no inverno do alto da serra, tendo a coragem de dar um fim na cerração da alienação e das infinitas formas de ataques ao nosso lar (Terra)? Se temos algum juízo sobrando, bem disse Miguel Nicolelis, será melhor ouvi-lo com atenção.

     Um dia o sol se apagará, mas bem antes disso a vida findará neste nosso lar. Deuses e deusas não resistirão ao apagamento do astro solar. Esta Terra é a única! Alguém duvida? Porém, devemos fazer de tudo para adiar esse fim, deter as medidas formuladas em princípios gananciosos (de espoliação das comunidades tradicionais e de exploração sem limites das fontes de vida da nossa mãe maior). Por enquanto, tenhamos apreço pelo deus sol, mas muito mais pela deusa Terra e pelas vidas divinas da qual a nossa pequenez humana é apenas uma delas. Talvez as piores coisas que a humanidade faz seja apenas porque cada divindade posterior apenas tentem suplantar o sol que está na origem da nossa existência e disputem sua absoluta divindade entre si. Talvez... O certo é que ecologia é simplesmente cuidar deste nosso lar, desfrutar - igualmente! - com todos os seres desta energia que vem do sol!


2 comentários:

  1. Pois é, mano Zé, por isso temos que sair de porta em porta e falar com cada morador, conscientiza-los da necessidade de não só eleger Lula, mas também deputados progressistas e comprometido com as necessidades do povo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é a vez do Senado. Os fascistas querem tomar este espaço!

      Excluir