quinta-feira, 14 de agosto de 2025

OS PRIMEIROS TURISTAS (II)

 

Por aqui era a Colônia - Arquivo JRS 

    Ao ser inaugurada  a primeira via rodoviária (a atual SP 125-Rodovia Osvaldo Cruz) a ligar Ubatuba a outras cidades, os taubateanos com certo poder aquisitivo foram os primeiros privilegiados. Por isso, em 1933, o empresário Félix Guisard comprou o Casarão do Porto e outras propriedades no território ubatubense. 

  Dando continuidade à primeira parte, irei explicar porque os operários da Companhia Taubaté Industrial (CTI) e suas famílias foram, de fato, os primeiros turistas de Ubatuba. Simplesmente eles foram os primeiros a descerem a serra em grande quantidade! Ou seja, a Colônia de Férias criada pelo patrão alavancou a atividade turística em  nossa terra. Quer atrativo maior que o mar e as praias? Quer alegria maior à classe trabalhadora em poder desfrutar de tal lazer?

   O velho Hilário e outros dos antigos que tive oportunidade de escutar narravam da movimentação intensa no tempo das férias escolares (que outrora duravam três meses ao ano), com cidade lotada e muitas novidades para o povo do lugar. A pesquisadora Cláudia Martins descreve o ambiente festivo daquele tempo de lazer na colônia:


   Homens e mulheres não escondiam a alegria. Todos se conheciam muito bem, por causa da convivência na CTI, mas em Ubatuba eles se soltavam ainda mais. As mulheres colocavam os seus maiôs de banho, aqueles modelos mais "comportados", característicos do início do século XX; e os homens vestiam um calção. E todos iam juntos ao banho de mar (...). Os operários organizavam um concurso para escolher as operárias mais bonitas: depois da votação era eleita a "Miss Fábrica Nova" e a "Miss Fábrica Velha". À noite a Colônia de Férias se agitava com os bailes temáticos, como o "Baile do Havaí", tantas vezes realizado.

   A ideia de levar os operários a Ubatuba veio logo no momento em que o empresário conheceu o litoral norte (...). Ao se maravilhar com aquela natureza intocada, Félix fez seus planos:

  - É preciso colocar essa cidade ao alcance dos operários da CTI, disse ao seu filho Raul. E Guisard perseguiu esse sonho insistentemente até conseguir realizá-lo.


   Você consegue imaginar a leva de turistas taubateanos que conheceram Ubatuba a cada três meses por ano, graças ao Félix Guisard? É por isso que eu digo: essa gente trabalhadora foram os primeiros turistas!


Observação: Já existia uma estrada que preenchia  parte do percurso da atual rodovia. Era uma variante da Estrada Real. 



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário