sexta-feira, 15 de agosto de 2025

LEMBRANÇAS DA ALIX

     


Tio Genésio e Tia Maria - Arquivo Alix 

   A prima Alix, filha da saudosa Glorinha, teve como avó a minha querida tia Maria Mesquita, esposa do tio Genésio. Pensa num casal que eu adorava visitar para me satisfazer com prazerosas prosas!

   Tio Genésio era irmão do vô Zé Armiro. Estes, filhos do primeiro casamento do nhonhô Armiro. Todos da praia da Fortaleza, onde mamãe nasceu e nós vivemos por um tempo da infância. Depois de anos vivendo longe, fomos nos reencontrar no bairro da Estufa, onde tio Genésio e tia Maria já tinham morada  e uma participação comunitária intensa. A comunidade católica desse bairro deve muito a esse casal maravilhoso!   Dias desses, depois que eu enviei um texto falando da saudosa tia Maria à Alix, recebi a devolutiva que agora transcrevo.


   Saudades da minha vó. Dias atrás lembrei-me muito dela, das pessoas que iam todos os dias na casa dela para benzimentos, atrás de remédios de mato que ela fazia, suas garrafadas. O Donizete (filho dela) dizia que ia montar um consultório para atendimento das pessoas (risos). Tudo era conhecimento antigo que ela gostava de compartilhar. Quando ela ia na Fortaleza, sempre fazia questão de visitar a tia Aninha. As duas passavam a tarde conversando sobre as almas (que visitavam a referida tia). Eu, que acompanhava tudo, ficava sempre prestando atenção em tudo, cheia de medo (risos). Mas amava tudo aquilo que fazia parte da rotina da minha vó: desde o corte da taboa, a busca por ervas para as garrafadas, e, principalmente, conversas sobre as almas. 

  A minha vó também era grande contadora de história. No final da tarde, quase chegando a noite, a sala dela se enchia de crianças para ouvir suas histórias. Ali ouvíamos o negro do surrão, histórias de princesas, o bordão encantado, o anel de ouro... e por aí vai. Não sei de onde ela tirava tantas histórias para contar. Minha vó era uma pessoa que nunca foi à escola e que aprendeu a ler sozinha a Bíblia. 

   Valeu, querida Alix!


    


Nenhum comentário:

Postar um comentário