quinta-feira, 18 de março de 2021

PRIMEIRAS REFLEXÕES CAIÇARAS

 



Mães da pescaria 







Sopa d'água

Mães da pescaria -
" A menina escolheu um poema muito bonito" (André)

Os delicados fios da vida

Mães da pescaria 


Curiango de saudade

Existência na fotografia



     "Zé, tô usando seus textos do blog num projeto em São Sebastião".

     O meu amigo André, durante as comemorações da semana passada (10º aniversário deste blog), escolheu uma turma de alunos da Escola  Edileusa Brasil Soares, em São Sebastião,  para trabalhar a partir dos nossos seguintes textos: 
     
      1- Existência na fotografia
      2- Mães da pescaria
      3- Sopa d'água
      4- Curiango de saudade
      5- Os delicados fios da vida

    O exercício era ler um texto ou poema e depois produzir um desenho livre. Eu recomendei então isto: "Depois você poderia fazer um relato para eu publicar. Tipos de comentários, se constataram algum a coisa inspirado nos textos etc". Ele concordou. E deu a seguinte informação: "Os alunos são de pais de fora. Apesar de nascerem aqui não sabem nada da cultura caiçara". Acrescentei em seguida: "Deve-se dar atenção a uma coisa: eles estão longe, desgarrados do lugar de origem cultural dos pais. Cabe ao menos uma reflexão: qual cultura deverão (ou poderão cultivar para não serem engolidos pela globalização (leia-se manipulação/alienação)? Tive uma ideia, André: faz uma pasta de desenhos, textos etc. dos alunos em referência ao projeto e um dia me envia para ser publicado. Acho que vai ser legal".

     E assim foi chegando a produção dos alunos.
 
   Finalmente, um depoimento de uma mãe: "Meu filho é único caiçara de uma família baiana. E agora ele adquiriu a cultura, pois se sentia mal em não ser baiano e ser caiçara".

Nenhum comentário:

Postar um comentário