sexta-feira, 5 de março de 2021

CADÊ A MEMÓRIA ?

 

Quem sabe mais desse instrumento?  - Arquivo PMSS

Congada - São Sebastião 1959 - Arquivo PMSS


        Eu estava lendo um livro da história de São Sebastião, outro município do território caiçara, quando uma fotografia despertou a atenção. Pergunto aos curiosos e aos entendidos: que instrumento é esse?

       São Sebastião, tal como Ubatuba e outras cidades do  Brasil, possui herança cultural herdada dos índios, negros e portugueses. Conforme o território foi sendo ocupado, os povos domaram a terra e começaram a pensar no espírito, na eternidade.

        Primeiro se viraram com que a terra e o mar tinham a oferecer; depois o cultivo e a produção para consumir e negociar: peixe seco, farinha de mandioca, banana etc. Surgem as características: construções no estilo lusitano adaptadas ao clima e usando os materiais da região que já faziam parte do costume indígena, sobretudo a popular casa de pau-a-pique, onde madeira, barro e sapê bastava para uma modesta proteção.

        Supridas as necessidades mais básicas, surgiram as manifestações religiosas católicas, festivas, do santo padroeiro, as procissões, as cirandas, as Folias de Reis, as Festas Juninas etc. O destaque, sobretudo em São Sebastião, era a Congada em homenagem a São Benedito, uma manifestação da comunidade negra com influências medievais aliadas à riqueza cultural dos africanos trazidos para o trabalho escravo no nosso país.

      É isso: vai-se o homem; fica a memória. Só ela pode ser eterna na cultura humana. Cadê a memória?

     Ah! Achei a referência! É uma marimba. Vovó Martinha falava que os negros da Caçandoca também tocavam nas festas esse instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário