quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

VIVA SANTOS REIS!

Trilhandando, há trinta anos (Arquivo JRS)


      O primo Giovani, nascido e criado onde eu nasci, ali permanece até hoje. Sempre foi companheiro de trilhas, de prosas e de cantorias. Também faz instrumentos e outros trabalhos em madeira. Hoje, dia dos Santos Reis, ele conta  as suas lembranças.

    Um pouco da lembrança do tempo do Natal e do Reis: 

  Quando pequeno não me lembro de ver calendário para saber quando era o Natal, mas lembro que já podíamos tomar banho no rio, a tarde era mais longa, e,  próximo do Natal, eu sentia o perfume do Natal. O que era eu só descobri depois: eram as ciosas, ou lírios do  brejo que tinha muito aqui na várzea, mas só sentíamos seu perfume próximo do Natal, como canta a letra do  refrão do reis: "Dono da casa lá vem o senhor e o mundo inteiro se encheu de floooooor". 

     Quando Jesus  nasceu o mundo ficou mais alegre, florido... E é esta a mensagem que aprendi: temos que levar a alegria da  salvação anunciada pelo menino Jesus. 

       Junto com o perfume do Natal tinha o reis cantado pelo Tio Zeco Pedro, Janjão e companhia. Eles vinham do Sertão da  Quina. Ou outros, daqui mesmo do Sapê, como João Oliveira, Lauro etc... É de onde comecei a gostar do violão.

    A minha mãe Odete fazia as violas com tábuas de pinho e linhas de pescar. Na missa o canto: "Chegou Natal, chegou Natal com a mensagem de alegria, paz amor e alegria..."

     Jesus nasceu nos corações. Chegou Natal... 

     Viva Jesus,  Maria e José!

     Viva Santos Reis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário