sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Ô DE CASA

 

Escuridão iluminada (Arquivo JRS)


       Alfredinho me contava uma passagem difícil, vivida por ele há muito tempo:

       - Fiz umas duzentas braças no riacho até encontrar uma outra estrada. Andei mais depressa, tanta era a vontade de chegar. Mas o caminho ia ficando cada vez mais estreito e cheio de pedras. Finalmente notei que não havia mais sinal de caminho. Cortei diretamente por dentro do mato até chegar a um ponto mais alto. Olhei para todos os lados. Nenhuma casa à vista. Nada que se parecesse com uma trilha, nenhuma presença de lavoura. Estava totalmente desnorteado. A sede apertou. Lembrei-me da finada Rita Campos, que em 1947 se perdeu no mato e morreu de fome e sede. Ainda existe uma cruz no lugar onde foram encontrados os seus ossos. O povo vem de longe para rezar, deixar uma pedra no pé da cruz e derramar uma garrafa d’água. E eu pensava: “Tanta gente que vai botar água na cova da finada Rita e eu aqui no meio do mato sem ninguém para socorrer”. Meia hora depois encontrei uma casinha de taipa. Estava fechada e a luz parecia apagada. Gritei: “ô de casa”. Minha voz estava rouca. Quanto mais eu gritava, pior saía o som. Dentro da casa o povo era capaz de pensar que lá fora havia um bêbado ou um doido. Gritei de novo: “ô de casa”. Aí veio uma resposta: “ô de fora”. Acendeu-se uma lamparina e a porta se abriu.

       Quantas vezes a gente está à espera de uma porta se abrir, sobretudo neste tempo de pandemia?

       O governo federal, desde o início, tratou com descaso a doença, se omitiu das suas responsabilidades, desprezou as recomendações da ciência (espalhou mentiras sobre determinado medicamento, não investiu em vacinas, cortou verbas de pesquisas etc.) para conter danos maiores e vencer a doença. Diante do número crescente de mortes, respondeu: “e daí?”. Pressionado pela elite que conduziu o golpe e os votos a ele, mas também porque é contra os pobres e aqueles que lhe faz oposição, esse presidente deseja matar mais gente. A quase totalidade dos governos estaduais seguem o mesmo péssimo exemplo, praticam a necropolítica.

       No meu caso, no exemplo da minha casa, todos seguimos desde março do ano passado as recomendações sérias para evitar a doença (covid 19). Nossos trabalhos foram todos de forma virtual. Creio que os mais interessados aproveitaram as aulas, foram além delas. "Façamos a nossa parte, pois muita gente precisando de atendimento ao mesmo tempo resulta em colapso do sistema de saúde” continua sendo o nosso lema.

      Um ano depois, continuamos no agravamento da situação;  inimaginável o contato com alunos, em ônibus cheios etc. Ainda seguimos inconformados pela repulsa ao conhecimento científico e o descaso pelas vidas. Agora, a qualquer custo, nos pedem um sacrifício maior. Pessoas queridas estão perdendo suas vidas. A minha esposa, pertencente ao grupo de risco, é causa de minha maior aflição. Eu, minha família e tantas outras pessoas se recusam a dar a vida pelo lucro de uma minoria. O dinheiro não pode valer mais que a vida! Como eu posso ir nesses caminhos ficando cada vez mais estreitos e trazer a doença para casa? Como aceitar o risco de causar o pior à minha companheira de vinte e cinco anos de casamento, quem me sustenta na caminhada? Em relação à escola, por que não continuar aperfeiçoando as medidas praticadas no ano passado? Decididamente não queremos fazer anotações em planilhas de mortes escolares, nem ser anotados nelas.

       Nossas vidas importam demais!  "Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?" (Bertolt Brecht)

      “Ô de casa” é pedido de ajuda. É esperança de uma lamparina se acender e uma porta se abrir.

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso e atual. Ontem retornei ao trabalho de forma 100% presencial nas escolas em que leciono. É notória a falta de estrutura para receber nossos alunos. Temo pelas vidas que a covid continuará levando. Peço muita Força a Deus e tenho esperança de que tempos melhores estão por vir. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gratidão, Nelson. Temos de resistir às forças do mal. Um abraço a voc~e e familiares.

    ResponderExcluir