terça-feira, 6 de novembro de 2012

UMA ESCOLA NOSSA

                Há bastante tempo eu não via, por dois anos seguidos, uma escola pública estadual com tantos eventos envolvendo  alunos e professores! Estou me referindo à E.E. Semíramis Prado de Oliveira, no Saco da Ribeira. Começamos o último semestre com uma Festa do Folclore bem participada. Em seguida,  prosseguindo a seleção feita nas classes no primeiro semestre, sob a batuta das professoras Luísa e Karina, a Tabuada Semíramis foi um show em todos os aspectos, sobretudo das torcidas. Parabéns ao João Pedro por mais uma vitória!
Na semana passada, os alunos - espontaneamente! - comemoraram o Halloween. No outro dia, a equipe do Grêmio Estudantil, juntamente com o professor Benedito, até efetuou palestra na Escola Idalina (Ipiranguinha). Hoje (6/11), completando a programação do início do ano letivo, nos dois períodos aconteceu a Feira do Conhecimento, onde os alunos expuseram seus trabalhos, demonstraram suas experiências e puderam apreciar um conjunto bem interessante e repleto de conteúdo. Até a Elektro fez uma palestra maravilhosa. São comprovações de que aproveitaram bem os esforços dos professores, da equipe gestora e dos demais funcionários que formam um conjunto eficiente.
                Eu reforço: um conjunto eficiente sempre apresenta um bom rendimento. A coordenação não divaga em temas abstratos, e, juntamente com a direção, zela pela autonomia do projeto político pedagógico, cuida da disciplina, do bom aspecto das dependências do prédio, dos encaminhamentos cabíveis em casos especiais etc. Os alunos também percebem isso! Logo após o ENEM, os alunos comentavam entre si sobre as condições deploráveis que encontraram em outras unidades, onde fizeram as provas. Reconheceram que a disciplina da “Semíramis” faz a diferença. Certamente que, continuando nesse rumo, teremos uma safra de novos cidadãos. Em tempo: mesmo que “as autoridades” não queiram enxergar...Que venha a cidadania!

Um comentário:

  1. Realmente Professor, a escola está avançando bastante. Lembro de quando entrei na Semíramis, ainda na 5ª série, tinha medo de estudar la. A escola era desorganizada, suja, sem controle, os alunos faziam o que queriam e quando queriam, ninguém respeitava ninguém. Mas daquela 5ª série até hoje, passaram-se praticamente 7 anos e como o senhor mesmo comentou as diferenças são grandes.

    Acredito que as mudanças da escola, tanto de filosofia, quanto estruturais acabaram educando os alunos, junto também de medidas rigorosas impostas pela direção.

    Hoje, parece que estudo em outra escola, os novos alunos que entram lá tem de se adaptar às regras da escola e não a escola se adaptar ao aluno, como acontecia.

    Como o senhor mesmo comentou, fiz a prova no Ipiranguinha, no Idalina. Lá, apesar de um bom prédio, bem estruturado, não há nenhum zelo. As paredes, todas rabiscadas, as carteiras, na maioria sujas e quebradas, além de a localização da escola ser péssima. No enem, fiquei imaginando como pudesse ter aula naquela escola. Era muito barulho do lado de fora, carros de som, ônibus, caminhões e até gritos de pessoas. Parecia que o som acontecia dentro da sala de aula.

    Temos que reconhecer que apesar dos defeitos, temos uma boa Instituição de Ensino.
    Abraço e Bom Feriado.
    Lucas Gustavo

    ResponderExcluir