domingo, 18 de novembro de 2012

À SOMBRA DE UM TARUMÃ


Que tal um prato à base de peixe seco e cará-moela?

                Um velho amigo escreveu algumas linhas elogiando o texto que eu fiz, num dia desses,  a respeito dos cheiros. Nesta semana fiz questão de passar todos os dias num dos acessos para o meu bairro. O motivo: um velho tarumã está florido e perfuma um bom trecho da rua.

                O tarumã, conhecido na Ilhabela como taquiuva,  nasce facilmente a partir da semeadura natural feito pelos passarinhos. É uma árvore que cresce  muito. Os habilidosos caiçaras preferiam a sua madeira para tirar lindas gamelas, mesa de prensa, “queijo” de fuso, pilão etc.  

                Na minha infância, no caminho do rio, um pé de tarumã se destacava pelo tamanho e por ter uma base oca, onde as galinhas adoravam botar ovos. Quando a vovó Eugênia me dava a missão de descobrir onde determinada galinha estava botando, o primeiro lugar a ser sondado tinha de ser aquele tarumã bem evidente.

                O tarumã do caminho do rio não ficava longe da casa de farinha do vovô Armiro. Era alto, e, de qualquer ponto, a gente o avistava. Diziam os mais velhos que, no tempo dos índios, a madeira dessa árvore era muito usada para moquear peixes e fazer piracuá (farinha de peixe seco). Faziam isso por causa do cheiro especial que passava para o pescado, dando um sabor especial à iguaria.

                Hoje, por não ser tão exigente, seco o meu peixe numa simples madeira. A propósito: você já experimentou o peixe seco preparado com cará-moela? Quem quiser pode consultar o mestre cuca Julinho Mendes. Eu prometo editar a receita assim que ele me enviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário