segunda-feira, 5 de novembro de 2012

QUESTÃO DE CIDADANIA


               
                  A fotografia mostra o trabalho realizado há pouco tempo no Rio Tavares, na ponte que da rodovia (BR 101). Trata-se da limpeza dos aguapés, do lixo que foi se encostando por ali, e, do desassoreamento (retirada da areia acumulada).
                O assoreamento é, em parte, natural porque a erosão acontece desde o ponto mais elevado da Serra do Mar. Aos poucos tudo vai descendo. Assim se formaram pelos milênios as nossas planícies mais apropriadas à ocupação humana. A outra contribuição, para entender porque é importante um novo documento a respeito do meio ambiente: as pessoas precisam respeitar a mata ciliar (que protege as margens dos rios, servindo de barreira à areia e ao lixo dos “sem noção”, dos “cabeça oca” etc.
                Hoje, quem reparar no mesmo ponto onde registrei a imagem, notará que a areia já ocupou novamente a calha do rio. Uma ação lógica seria alguma secretária municipal, em conjunto com o órgão federal que cuida dos recursos minerais, agilizar um processo que resolva, no mínimo, dois problemas: liberar o rio para melhor escoamento das águas e empregar os pequenos areeiros. Note bem: os pequenos! (Friso isto porque não duvido que “o mundo está cheio de sem noção” com máquinas, caminhões e influências corruptíveis na esfera do governo municipal).
                Eu creio que em outros pontos do município as coisas se repitam, tenham rios assoreados que podem gerar empregos aos pobres trabalhadores. Isto também é parte da sustentabilidade. Basta a população se mexer e exercer a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário