sábado, 14 de abril de 2012

PROCURANDO "JESUS" (III)


                O que eu pretendi a partir do texto em três partes foi sensibilizar mais gente para uma causa que deveria ser de todos: manter as nossas riquezas culturais e naturais.

                Tem gente trabalhando pela preservação do planeta, preocupados com as “pegadas” ecológicas (repensar o consumismo, as origens dos produtos que nos são necessários etc.), com sustentabilidade e outros termos afins que deverão voltar a fazer parte do próximo evento mundial (RIO +20) sobre questões ambientais. Porém, é preciso “alimentar” tais pessoas, senão... não é todo idealismo que resiste aos ataques da mídia (tentações consumistas) e às necessidades reais de sobrevivência. (Sei, por exemplo, que ao sair para ganhar algum dinheiro como operário da construção civil, pessoas entram na propriedade do Toninho e põem em risco o que tanto tempo está conservado).

                Foram preocupações concretas, vivenciadas a partir do nosso lugar, que me conduziram à valorização de pessoas como o Toninho “Jesus”, Dito Chiéus, Luzia Borges, Neide Mesquita, Jarbas Luiz, Sinéia Santos, João “Carioca” Rodrigues, Washington Garcêz, Vera e Pedro Antonio e tantos outros. Porém, os poderes públicos, famosos por dilapidar os nossos bens, deveriam ser forçados a criarem mecanismos de compensação para aqueles que resistem à onda devastadora  e ainda nos oferecem as oportunidades de se revigorar para o cotidiano.

                Enfim, custa muito pouco tomar o rumo das “pegadas” de “Jesus”. O que faremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário