segunda-feira, 30 de abril de 2012

INSATISFAÇÃO MORAL (II)

O que acontece se eu resolver dar um fim na minha plantação que oferece gostosas sombras aos transeuntes? Saiba que, na prefeitura de Uberlândia (MG), o proprietário deve ter ao menos uma árvore na calçada para requerer a documentação definitiva da moradia.

                Na primeira parte eu frisei a mobilização que forçou o Executivo municipal a “fazer um remendo” na besteira que fez (corte de árvores históricas) há alguns anos. Creio que consegui explicar a razão do protesto. Afinal, qual razão para entrar na contramão da arborização em nossos bairros e cidades?
                É possível  avançar muito mais em questões simples, que desembocam numa virtude máxima, na  preservação da vida. Basta se engajar nas investigações e aperfeiçoar aquilo que os gregos já definiram  como cidadania. Neste ponto é que entra a função filosófica de intervir na realidade para imprimir a função pré-objetiva. Explico: talvez sejam poucas as pessoas, mesmo dentre aquelas que se indignaram com a ação daquele fatídico dia, que assimilaram o exercício da cidadania realizado. Muitos escutam sempre essa palavra (cidadania), sobretudo dos políticos em épocas de eleição e em inaugurações, mas poucos realmente a compreendem. Assim, o ato daquele operário (de esburacar a calçada), além de evidenciar o desperdício de dinheiro público, enfoca o governo revendo uma posição que causou descontentamento público. O que é isso?
                Isso é força da mobilização! É insatisfação moral fornecendo novos conceitos no esforço para tornar a vida melhor! O que resta? Muita coisa!
                É preciso continuar refletindo após cada ação; se perguntar: 1- Atitudes revisionistas dos politiqueiros estão revelando o grau de consciência ecológica dos mesmos ou são pré-visões de uma época eleitoral? 2- O dinheiro público, que nos custa quase meio ano de trabalho para cobrir os impostos, deve servir para promover autoridades, recompensá-los com salários exorbitantes ou deve ser revertido totalmente em serviços para a comunidade? 3- Quais os outros próximos passos para continuar exercitando a nossa cidadania?
                 Agora, caiçaras, turistas, mineiros e todos os ubatubenses não  devem perder as mínimas oportunidades para demonstrações de insatisfação moral. Afinal, só assim podemos dar novos rumos ao nosso ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário