terça-feira, 17 de abril de 2012

LÁ VEM A BANDEIRA DO DIVINO

(Arquivo Kilza Setti- 1978)

                Antigamente, nesta época do ano, quando a religiosidade popular era fortíssima e não havia outras religiões concorrendo com a católica, era um tempo especial no calendário litúrgico: todos aguardavam a festa de Pentecostes, da manifestação do Espírito Santo (ou espírito divino). Coincidia com o tempo das tainhas, de uma fartura que encantava os pescadores.
                A Folia do Divino corria de Norte a Sul, não esquecendo de nenhum sertão. Os violeiros, rabequistas, tocadores de tambor, versistas e outros eram fundamentais nas cantorias pelas casas e capelas. Tudo confluía para a grande festa que deveria se promovida pelo festeiro na Igreja Matriz, no centro da cidade.
                O símbolo, além do rufar do tambor que se escutava ao longe, era a Bandeira. Nela as pessoas prendiam imagens, promessas e outras coisas. As fitas eram beijadas tanto como a pombinha que representava o Espírito de Deus (enviado a Terra após a ida de Jesus para junto do Pai). Depois do cumprimento do ritual completo, antes de entrar na parte profana (xiba, ciranda e outras danças), a Bandeira era guardada num cômodo especial. Ela não podia presenciar a diversão dos caiçaras.
                Pedro Brandão, Santinho, Zacarias, Maneco Armiro, Orlando, Otávio, Sebastiana e tantos outros ficaram em nossas memórias, deram as suas contribuições nas devoções e nas diversões.
                E os versistas, então? O Macuco, do Perequê-açu, ainda hoje é um dos mais lembrados. É dele que contam o seguinte: numa ocasião, ao chegar na casa de um devoto, deveria incluir o agradecimento ao Divino pela recuperação de um dos filhos. O acidente foi feio: caiu de uma árvore e se estrepou por baixo, rente à coxa e virilha. Horrível, né?      Curou-se por milagre. Deste modo saiu o verso correspondente:
                “Cumprindo vossa promessa,
                  Conforme vós prometestes:
                  Com um palmo de pau por baixo,
                  Não sei como não morrestes”.
          
             Pronto! A promessa foi paga ao Divino!
             Coisa impressionante é a fé dos mais humildes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário