quarta-feira, 21 de março de 2012

ORGULHO DE UMA CANOA

O pesquisador e alguns jovens caiçaras na praia do Ubatumirim (1976). Destaque para a canoa companheira de capurubu. Naquele tempo de subsistência, pintar canoa era um luxo.

                Júlio Cesar, um leitor de Santa Catarina me escreveu sobre a sua canoa CAIÇARA e o sucesso que ela faz na praia de Ganchos. Que legal!
                É isso mesmo! Conforme já disse em outras ocasiões, ainda não encontrei nas minhas andanças embarcação mais bela e harmoniosa. Hoje, para deleite de muitos, publico uma foto do pesquisador Olympio Mendonça que, na década de 1970, fez a sua tese de mestrado na região norte de Ubatuba, gerando a obra O LÉXICO DO FALAR CAIÇARA DO UBATUMIRIM.
                Aproveito para homenagear o Renato (da praia das Sete Fontes), neto do velho Peralta, um dos mais jovem fazedores de canoas de Ubatuba. Também é um ótimo remador e está sempre participando das regatas na região.

Um comentário:

  1. Olá,Zé, fiquei querendo saber um pouco do conteúdo da carta do leitor Júlio César. Não dá para você cometer a indiscrição de transcrever um trechinho do que ele diz sobre sua canoa?
    Um abraço.

    ResponderExcluir