segunda-feira, 12 de março de 2012

A COMPANHIA DE CONGADA DO PURUBA

A música é parte da alma caiçara - Arquivo Kilza Setti.

                Em 1981 eu conheci o pessoal do Sertão do Puruba. Era um começo de dia muito luminoso quando eu desembarquei e fui enfrentando o trilho marcado pelos moradores, quase uma picada, para me encontrar com o Dito Fernandes e a sua esposa, dona Mocinha. O objetivo era prosear, passar um dia naquela comunidade quase totalmente isolada da cidade. De repente, pegando a viola, chamando os filhos com outros instrumentos, tem início a cantoria da Congada. Foi a melhor coisa daquele dia: o alicerce da nossa amizade, da estima que eu tenho àquele pessoal até hoje.  Hoje faço questão de reproduzir a letra que recolhi deles há trinta anos.
1ª Introdução: Mestre: Bendito louvado seja/
                             Contramestre: Ai louvada Santa Maria/              
                             Mestre: Aqui no mundo é tão escuro/
                             Contramestre: E lá no céu tão claro o dia.

Bendito louvado seja, ai meu Deus/
Nessa hora consagrada, ai meu Deus/
Com a bandeira na frente, ai meu Deus/
Vamos fazer a chegada, ai meu Deus.

2ª Introdução: Mestre: Aaaiiiiiêêêê com Deus/
                             Contramestre: Virgem Maria/
                             Mestre: Nossa Senhora é nossa guia/
                             Contramestre: Jesus – Maria.

Nós temos por devoção em todo lugar que andar/
De beijar São Benedito e as imagens do altar/
E a Senhora Aparecida/
A padroeira de Guará.

1ª Introdução: (..............)

Senhora dona da casa, ai, ai/
A senhora prometeu, ai, ai/
Senhora, faça o favor, ai, ai/
De guardar nossa bandeira, ai, ai.

2ª Introdução: (.............)

Ó todas imagens, ai licença nos dá/
Pra companhia sair na rua pra nós manejar.

1ª Introdução: (.............)

Oi, dá licença, minha guia, dá licença/
Dá licença pra enfeitar a companhia/
Apanha nove rosas, apanha nove cravos/
É pra ficar bonito/
É pra enfeitar São Benedito.

2ª Introdução: (...............)

Adeus senhores, adeus senhoras/
A companhia já vai embora.

1ª Introdução: (................)

Hoje vi correr uma estrela lá do lado do Oriente/
São Benedito é quem lhe pague o trabalho de seu servente/
Vamos adorar com alegria/
Dona da casa que tratou da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário