sexta-feira, 15 de outubro de 2021

UMA ÁREA CENTRAL

A piscina municipal Arquivo Ubatuba
 

       Saí cedo pedalando. Logo encontrei o Miro Balio, um cuidador da piscina municipal, localizada na quadra entre a delegacia de polícia e a escola Deolindo. Quando eu estudava, ainda não tinha esse espaço para descobrir e incentivar jovens talentos da natação. Bem mais tarde, na gestão de José Nélio, surgiu o projeto e não custou muito a aparecer a piscina que, com o passar dos anos, encampada pelos pais e mães dos atletas, foi ganhando as melhorias atuais. 

      Seo Antônio Freitas e Dona Terezinha, pai do meu saudoso colega Toninho "Cascão", me explicaram um dia que "tudo aquilo ali, desde onde é a delegacia, Tubão, passando pela piscina, Capitão Deolindo e indo até a prefeitura e esquina da Sabesp, pertencia ao Holanda Maia. Era a sede da Fazendas Reunidas Holanda Maia. Ah! Ele também era dono da Fazenda Jundiaquara, no Acaraú, lá para cima, quase chegando na Praia Grande". Eu sabia vagamente disso. O Chico me disse um dia que ali era a Esquina da Máquina. Mas que tipo de máquina? Uns me contaram que ali era beneficiado arroz; outros juraram que era onde beneficiava madeira, uma serraria. Pode ser que tenha sido tudo isso mesmo. Afinal, matéria-prima era abundante e o Milton de Holanda Maia era um empreendedor. Eu não o conheci. Naquela área, um único empreendedor que eu conheci foi o Pedro Carlota, que tinha uns minis desconfortáveis para alugar e vendia "churrasquinhos de gato" na praça 13 de maio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário