quarta-feira, 6 de outubro de 2021

ACONTECE NOS ESPAÇOS CAIÇARAS

Espuma de esgoto chegando ao mar - Arquivo JRS


     No ponto do ônibus apenas uma senhora. O dia continuava chorando, forçando eu a não deixar o guarda-chuva por algum lugar. Dentro de poucos minutos viria o ônibus, mas ainda havia um tempo para papear. O que gerou a prosa foi uma simples casca de banana que quase resultou num tombo de um rapaz chegando naquele instante. “É falta de educação de alguém. Não foi um cachorro quem trouxe isso, pois ele não come banana”. Não tive como não concordar. A dita senhora continuou no assunto do lixo: “Eu moro na rua Jabaquara. O senhor acredita que, no rio que passa ali perto, um dia desse tinha até um colchão servindo de barragem. É falta de educação mesmo!”. Como discordar dela? E ela continuou no tema: “Eu tive de retirar a minha lixeira da calçada porque a vizinhança se achava no direito de depositar ali o lixo dela. Uma pastora evangélica, vizinha da frente, era a primeira a fazer isso. Para o senhor ter ideia, a lixeira dela ficava sempre trancada, só a vi aberta, destrancada, depois de eu ter retirado a minha da calçada”.    Então eu aproveitei a deixa porque passei por situação semelhante. No meu caso era um pastor sem-noção, também evangélico. Precisei chamar atenção três ou quatro vezes dele porque ele folgava muito; sem educação e respeito pelo alheio, deixava as sacolinhas de lixo no meu equipamento. Quando eu ia desarmar a lixeira, que é fixada no muro, ele já tinha feito isso e depositado ali seu lixo para ser recolhido pelos funcionários da limpeza pública.

     Quero salientar isto: não é mérito de tal ou tal crença ter educação ou não tê-la. Educação vem de casa e se aperfeiçoa na escola. Junto com a instrução – aprender a ler, escrever etc. – , a educação libertadora se compromete com as melhorias sociais. Infelizmente, conforme o estimado Jorge disse, “muitos pais estão preocupados apenas com o bem-estar de seus filhos, ou seja, que se deem bem na vida. Os filhos dos outros podem ser explorados, escravizados, eliminados".  Esses adultos, pais e mães, que não têm posturas de civilidade sequer no espaço da vizinhança, também não respeitarão outras dimensões da vida em sociedade. Pior: podem desfazer aquele trabalho empenhado junto aos filhos no espaço escolar. É verdade, meu amigo, concordo. Por isso vamos constatando e sofrendo com as alterações no espaço caiçara: esgotos a céu aberto, escorrendo pelos logradouros, amontoados de lixos nas esquinas, montanhas de entulhos na vias públicas, móveis velhos, galhos e podas descartados em locais inadequados, pelos rios etc.  O meu desafio vem inspirado na fala do próprio Jorge:  O que fazer para que as reflexões comprometidas com as melhorias sociais façam parte dos sonhos de mais gente?

2 comentários:

  1. Bacana estas prosas, é só puxar assunto e as histórias de sabedoria brotam

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo! E todo mundo tem! Só precisamos fortalecer nossas proximidades, sensibilidades e escutas

    ResponderExcluir