domingo, 3 de outubro de 2021

ARREMEDANDO SURUCUÁ

 



                                              Surucuá -    fonte:   https://passarinhando.com.br/

Martelo do tio Dito - Arquivo internet


      Certa vez o tio Dito comprou um martelo de cabo amarelo com extremidade preta. Imediatamente ganhou o apelido de surucuá pelo Tãozinho da Paciência. "Um surucuá. Que beleza! Esse é dos bons!". Eu, Chico e tio Dito rimos, pois lembrava mesmo as cores do surucuá, um passarinho manso que abunda na Mata Atlântica. Foi o que bastou para brotar histórias e histórias de surucuá. O próprio Tãozinho saiu com esta: "Surucuá é passarinho bobo, que dá quase para pegar com a mão. Basta você arremedar que ele vem. Aquele da barriga amarela é o mais manso deles. Surucuá vem no arremedo. Um dia, faz tempo, quando estava eu e o meu primo dando umas bodocadas nos passarinhos, escutamos surucuá piando. Logo comecei a arremedar, mas ele só piava desesperado, sem aparecer. Então eu me embrenhei na capoeira e fui chegando de onde vinha os piados. De repente, entendi porque ele não se aproximava de nós: o coitado estava sendo engolido por uma jararaca. Ela já tinha metade do corpo do passarinho na boca. Ele se debatia, piava em desespero. O que fiz eu? Estiquei o bodoque e mirei bem na cabeça da cobra. A pedra foi direitinho. Bastou só uma para ela cair morta. Mais que depressa eu fui no lugar em que ela caiu para ver o estado dela, se precisava de mais um golpe. O coitado do surucuá continuava preso na boca da cobra morta, não conseguia sair. Então eu fui, peguei uma forquilha e forcei perto da cabeça da jararaca para deslocar a boca dela. Ainda assustado, o surucuá se debatendo todo se livrou da morte naquela ocasião. Depois, ele me seguiu até na beira do caminho, sempre piando como se tivesse agradecendo pelo que fiz. Desse dia em diante, nunca mais eu quis saber de sair dando bodocadas nos passarinhos. Vocês acreditam que, de uns meses para cá, apareceu um ninho de surucuá no pé de bacupari, lá no terreiro de casa? É a diversão das crianças! Elas aprenderam a arremedar o passarinho. Ele desce e fica entre elas como se estivesse brincando também".

Um comentário: