quinta-feira, 14 de outubro de 2021

UMA CRIANÇA, UMA ÁRVORE.

 

Corrida de canoa no rio Puruba - 2001 - Arquivo JRS


"Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida" - Chimamanda Adichie.


    Fazia tempo que eu não me encontrava com o Nerci. Estava sentido falta  de uma boa prosa e muita risada. Começamos falando sobre mato, árvore, reflorestamento, compostagem, frutas, trilhas etc. De repente, ele me recordou de algo que há muito estava no fundo da memória, mas fazia parte da cultura caiçara. Deixo ele falar:

       "Na semana passada estive visitando meus pais e os levei ao lugar onde a minha mãe nasceu, na Maranduba. Pouca coisa mudou por lá. Ela, circundada por meu pai e eu, se  deteve debaixo de uma árvore bem conhecida por nós, que tem a história ligada ao nascimento dela; repetiu uma história que todos nós lá em casa sabemos desde criança: de que aquela árvore imensa foi plantada em cima do lugar onde o o seu cordão umbilical foi enterrado. Se emocionou, coitada".   

       É mesmo, Nerci! Tinha me esquecido disso! Lá em casa também passamos pelo mesmo ritual: mamãe enterrou nossos umbigos na terra do Sapê e sobre eles foram plantadas árvores. A saudosa Maria Balio, natural da praia da Justa, dizia a mesma coisa: "Lá na Justa está enterrado o meu umbigo. Em cima dele deve estar até hoje um jambeiro amarelo". Que legal, né? Que coisa! Como pude ter deixado escapar esse detalhe cultural nosso?

     Imagine se, a cada criança, conforme fosse nascendo, os pais plantassem uma árvore, de preferência se sustentando em cordão umbilical transformado em seiva! Certamente que teríamos mais árvores familiares e seria bem diferente o nosso relacionamento com a natureza.

      Que bom seria alcançar a velhice e, vez ou outra, poder abraçar a nossa árvore, tal como faz de tempos em tempos a mãe do Nerci.

2 comentários:

  1. Seria ótimo! Meu cordão umbilical foi enterrado no quintal, mas na minha terra não havia essa ideia de plantar uma árvore no lugar.

    ResponderExcluir