domingo, 15 de agosto de 2021

UBATUBA, FELIPPE, TINOCO E BUDAPEST: HOTÉIS DE OUTROS TEMPOS

 

Ubatuba Hotel, onde Idalina despontou (Arquivo Ubatuba Antiga)


Uma visão de quem estava na frente da Igreja Matriz (Arquivo Ubatuba Antiga)

       Idalina e Albino, a convite de Armando Bohn,  deixaram a praia da Enseada logo depois do falecimento da filha única. Mudaram-se para o coração da cidade, onde se voltaram para o ramo de hotelaria. Era início da década de 1930, quando a estrada Taubaté-Ubatuba estava em andamento.     Hoje, onde era o Ubatuba Hotel, está assentado o teatro municipal.  Que fale a Idalina!


      Foi no mês de setembro que tomamos posse do Hotel, destinado a ser nosso, com a ajuda de Deus, um ano depois. Gostei imediatamente do velho casarão. Suas paredes escuras e carcomidas pelo tempo guardavam por certo inúmeras histórias, que explicavam minha curiosidade. Percorri, encantada, meus novos domínios e tive como que um deslumbramento, quando alguém me disse ser aquele prédio já centenário!

     Ajudado por meu marido, iniciei minha nova vida, procurando, no convívio dos hóspedes e no trabalho, que não era pouco, mergulhar as recordações da minha filhinha. Ubatuba, escrínio de relíquias do passado, tinha muito mesmo para me dar, e eu sentia que era ali, na Terra Tamoia, o meu verdadeiro lar.

     Dediquei-me com entusiasmo à minha nova profissão de hoteleira, vendo, em cada hóspede que chegava ao meu hotel, um amigo, e tudo fazendo para que se sentisse como  em seu próprio lar.

     Os meus hóspedes não foram para mim somente seres que pagavam para serem servidos, mas sim uma falange de gente boa que me ajudava com carinho e consideração na nova vida que eu estava começando.

     O "Ubatuba Hotel", tornou-se conhecido em quase todo o Estado de São Paulo, embora nessa época a estrada de rodagem S.Luiz a Ubatuba estivesse apenas no começo, uma esperança apenas.
    

2 comentários:

  1. Recordar e viver ... A cada leitura do blog me torno mais e mais apreciadora de tantas riquezas por muitos desconhecidas...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom resgatar as memórias através das crônicas. Blz, Zé.

    ResponderExcluir