sábado, 14 de agosto de 2021

ABOIO DO TIÉ

 

Olha o cão chupando cana! (Arquivo JRS)

        Severino, um potiguar que por Ubatuba passou na década de 1970, se apaixonou por uma caiçara e logo estavam casados. A sua fonte de renda era um bar-restaurante-mercearia, cuja novidade era servir pizza e apresentar tira-gostos diferentes. Eu trabalhei no estabelecimento dele por quatro anos; foi meu primeiro emprego registrado em carteira aos 14 anos. Ele, cheio de saudade, regularmente contava passagens da sua terra, das comidas, da cultura nordestina. Histórias do cangaço, de Lampião, foram muitas.

      Das coisas contadas por Severino, uma me chamou mais a atenção: trata-se do aboio. No começo, eu achava que tinha a ver com boiar na água, mas logo entendi que era um gênero musical lá do Nordeste. "É canto improvisado, Zezinho. Quem vai conduzindo a boiada, improvisa uma canção que serve na motivação daquela boiada. É um canto dos  vaqueiros para acalmar, para motivar os animais se deslocando de um lugar para outro. Meu finado pai costumava, enquanto descansava, repetir aboios. Escute esta: Aí eu me levantei,/ Saí até choteando,/ Porque eu tava peiado,/ Eles ficaram mangando,/ Quando foi daí a pouco,/ Andava tudo aboiando". 

    Ah! Faz tempo isto! Mas você acredita que o Paulo José, com um chapéu de vaqueiro, daqueles de romper espinheiros na caatinga, fez um aboio ao passarinho? Ele o chamou de Aboio do Tié. Um sanfoneiro se empolgou, nós nos acotovelamos e demos a nossa contribuição. Os poucos ouvintes não tiraram o brilho do momento. Até um passarinho apareceu na cena, por debaixo do chapéu do autor do aboio. Era, no dizer do Severino, "aboio pra boi dormir". Só que eu, por mais que me esforce, não consigo me lembrar da letra. lembro-me que era uma melodia lenta, com poucas palavras alongadas no som, como um boi ao longe mugindo sem pressa. Apenas guardei uma parte que se alongava assim: "O tié...ôôô...ôôô..ôôô... no galho seco...êêê...êêê...êêê... vê o cão chupando cana...ôôô...ôôô...ôôô..."

  Pois é! O Paulo acaiçarou o aboio! Pode isso?

Um comentário: