domingo, 25 de abril de 2021

MEU PÉ DE BACUPARI

 

Bacupari (Foto: Geraldo Zuliani)

 No ano de 2006, ministrando aulas na E.E. Capitão Deolindo de Oliveira Santos, em Ubatuba, o professor Jorge Ivam  Ferreira organizou  em um livro textos de alunos do curso Supletivo (EJA): Algumas lembrançasGrande realização! Graças a essa obra, eu posso conferir impressões de gente que se parece comigo em muitos aspectos. Hoje escolhi o texto do Odesmar para relembrar uma fruta nossa que pouca gente conhece.


O MEU PÉ DE BACUPARI

    Quando eu tinha uns 10 ou 11 anos, estudava na centenária escola "Esteves da Silva", pois sou nascido e criado em Ubatuba e nessa época só existia essa escola aqui. A cidade era muito pequena. Ao lado da escola passa o rio Grande, que desemboca na Barra dos pescadores.

   Desde pequeno, sempre fui muito curioso. Passando esse rio, existia uma mata muito grande e, num certo dia, cismei de atravessar o rio com a curiosidade de ver o que tinha do outro lado. Quando entrei na mata, uns 50 metros, eis que surge na minha frente um pé de bacupari gigantesco - para quem não conhece, é uma fruta originária da Mata Atlântica parecida com a ameixa, mas mais deliciosa.

    Pelo tanto de fruta que tinha, conclui que ninguém sabia da sua existência. No outro dia, contei a todos o meu achado e todos foram saborear da fruta, mas eu era como se fosse  o dono.

   Hoje não existem mais o pé de bacupari, pois a própria natureza desviou o curso do rio e este levou a árvore. Sempre que penso no passado, me lembro do meu pé de bacupari.

(Autor: Odesmar José Carneiro)


  Que legal, né? Muitas outras pérolas estão em Algumas lembranças! É assim mesmo: as pessoas se vão, os lugares se transformam, mas as lembranças ficam.

2 comentários:

  1. Oi,Zé! Que bom você mencionar aqui esse livro! Os textos que o compõem são simples, mas muito significativos. De vez em quando, encontro algum ex-aluno que me fala com muito carinho desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Muito gratificante mesmo! Eu leio de vez em quando. Imagino eles tendo esse livro como um tesouro. Abraços a vocês.

    ResponderExcluir