quinta-feira, 29 de abril de 2021

VOCÊ ACREDITA QUE NÃO CONHEÇO?

 

Ilha Anchieta - Porto das Palmas (Imagem da internet - Pousada Pataxó)

          

     A minha amiga Núbia, se referindo à Ilha Anchieta, assim expressou: "Você acredita que eu não conheço?". Logo pensei em tanta gente, inclusive do meu pessoal, que apenas agora, por lindas imagens, conhece esse lugar maravilhoso. Eu a conheço desde pequeno, pois meu pai costumava pescar em seu entorno. Morávamos próximos, na praia do Perequê-mirim. E a história do presídio também me era familiar, era assunto que sempre aparecia nas prosas caiçaras. Por ali e nas praias próximas ainda moravam os velhos moradores da ilha, aqueles que tiveram de deixar suas áreas para os prisioneiros no começo do século, conforme consta na placa da entrada do presídio: 


1908 - Colônia correccional do porto das Palmas. Mandada construir pelo governo do Estado de S. Paulo, sendo presidente do Estado, o Exmo. Snr. Dr. Jorge Tibiriçá; secretários da Justiça os Exmos Snrs. Drs. José Cardoso de Almeida e Washington Luiz Pereira de Souza. Projeto do engenheiro Dr. Ramos de Azevedo. Constructor o Engenheiro Luiz Teixeira Leite.


     Em 20 de junho de 1952, ocorreu o grande motim. Antes disso, pelo que falavam, havia ocorrido apenas uma tentativa de fuga, quando Pedro Rex e Moleque Marinho tentaram escapar numa jangada improvisada. Apenas Moleque Marinho foi resgatado com vida. Seu companheiro morreu atacado por tubarões.


    A rebelião, que resultaria no fechamento do estabelecimento, foi chefiada pelo presidiário João Pereira de Lima. Dentre os depoimentos de ex-funcionários, recolhidos por Lita Chastan, os motivos incluem péssima alimentação, promiscuidade, trabalho forçado e tratamento desumano. A extinção do Instituto Correcional se deu em maio de 1957, quando os últimos detentos foram transferidos para Taubaté.


     O tempo passou. Xavier foi o último guarda, ali permaneceu até se aposentar. Pelo decreto de lei nº 9.629, de 29 de março de 1977, foi criado o Parque Estadual da Ilha Anchieta. De lá para cá vemos crescer o desenvolvimento turístico do local. As ruínas do antigo presídio, as belas praias e o mar de águas límpidas constituem os principais atrativos da ilha

Um comentário: