quarta-feira, 11 de novembro de 2020

AH, MARDITA!

 



Cacho de banana no meu quintal (Arquivo JRS)


                Parece que foi ontem que uma conhecida, daqui mesmo de Ubatuba, ao chegar da Argentina, onde cursava alguma especialidade na área de Pedagogia, foi logo dizendo que a imagem do nosso país estava muito ruim na nação vizinha por conta do governante atual [que, merecidamente, poderia ser chamado de desgovernante]. Eu escutei e acrescentei em pensamentos: “Não é só lá que a condição é essa. No mundo inteiro, onde os princípios civilizatórios predominam, nós estamos mal falados. O que vivemos agora, sob este governo, é uma crise civilizatória. Mas eu não me esquecerei nunca que você, pretensamente bem instruída, votou neste homem, neste monstro de esgoto que está no governo agora. Você fez a sua escolha para ele ser o líder máximo da Pátria”. Exclamariam os Galãs Feios: “Você votou no Excrementíssimo!”. Dos outros que estavam na roda de conversa, eu sabia de mais gente que participou do mesmo ato de pouca inteligência e de muita maldade.

                Hoje, refletindo sobre o descaso do presidente do Brasil pela ciência, impedindo a continuidade da pesquisa da vacina contra a epidemia do momento porque tem a participação da China, penso na dor, no fenômeno da dor. Muitos que não estão sentindo dor pela perda de pessoas queridas, de gente como nós, será que percebem a felicidade que é de não sentir dor?  Rubem Alves escreveu: “das grandes invenções da ciência, eu acho que a mais maravilhosa de todas foi o domínio da dor”.

                À referida conhecida e demais congêneres que apoiaram ou apoiam posições reacionárias, recomendo: reflitam mais, sobretudo nos momentos de dor, quando anseiam por remédios eficazes. Saibam que eles (médicos, remédios, aparelhos etc.) são os saberes da ciência. Então, que “lógica inteligente” é essa de escolher líderes declaradamente contra a ciência e contra a democratização dos bens para todos? “Ah, mardita! Você também foi criada com peixe e farinha como eu!”

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário