terça-feira, 3 de novembro de 2020

LAGARTA NA FOLHA

Uma lagarta (Arquivo JRS)


             Futebol de praia é chamada de "pelada". Nós, caiçaras de outros tempos, apenas dizíamos que íamos jogar bola ou assistir um jogo de bola. Todas as tardes o pessoal se divertia até quando começava a escurecer. A disputa tinha início sempre com poucos, os mais afoitos. Conforme fossem chegando outros, esperava-se formar duplas para poder entrar um para cada lado. De vez em quando alguém pedia para sair. Neste caso, adentrava ao campo apenas um indivíduo. Na maioria das vezes as praias eram os únicos campos. Mulheres não jogavam, mas sempre havia algumas sentadas no jundu assistindo a partida e torcendo para algum lado. 

             A preocupação maior: ter uma bola. Naquele tempo era bola de capotão, que precisava ser ensebada para durar mais e não encharcar muito com a água. Quem tinha a bola, ou cuidava dela, tinha uma grande responsabilidade. A diversão de muita gente dependia dele; era uma espécie de sacerdote da bola. Caso não desse conta do recado, não cumprisse a função a contento, outro era indicado pelo grupo. Lógico que sempre estavam angariando contribuições para comprar bola! Chutes, areia e água salgada desgastavam rapidamente as bolas. Caso alguém quisesse agradar a moçada, bastava uma bola de presente.

             Com o tempo, algumas praias foram ganhando seus campos decentes. Só que duraram pouco, duas décadas no máximo, devido a especulação imobiliária. Exceções ficam por conta da Maranduba, Sertão da Quina, Itaguá, Puruba (praia) e Horto Florestal. Estão em uso até hoje, mas a juventude não se reúne mais todas as tardes para o jogo de bola. 

              Agora não tem chance de esperar para entrar em duplas, um para cada lado, conforme o combinado pelo grupo. O momento é de tirar um que não esteja fazendo o jogo "ideal" para impor outro.  Quem decide? Uma pessoa que se acha detentora de notório saber ou por poder diluído de outra instância. Enfim: segue o jogo, mas o espetáculo fica empobrecido. Na folha, bonita até pouco tempo, uma lagarta age. Quase sempre avistamos suas fezes no chão antes de notá-la na planta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário