domingo, 10 de maio de 2020

QUE SONHO?

Luar no caminho de Aiuruoca (Arquivo JRS)


                Estou andando pelos caminhos. Ouço gente   – e não são poucos!  Dizem: “Após este pesadelo da pandemia, a humanidade voltará a sonhar”. Eu pergunto: Quais sonhos? Sonhos capitalistas de acumulação às custas do trabalho e de vidas dos outros? Sonhos de acabar com a natureza para ostentar padrões de vida absurdos, destoantes da maioria da humanidade? “Não, não e não!”.  O meu sonho é este sonho que está sendo perseguido há muito tempo, bem antes da pandemia. É sonho de uma sociedade mais igualitária, onde o trabalho não seja uma maldição. Meu sonho é que os direitos se alastrem, não sejam destruídos. Não faz parte do meu sonho votar a favor do ódio às minorias, defendendo os interesses dos ricos, das potências econômicas, divulgando mentiras e praticando, em discursos e atos, a violência. Meu sonho é que os direitos humanos se alastrem, não sejam destruídos até mesmo em “embalagens religiosas”. No meu sonho, a paz e a justiça imperam. A pandemia comprova, mediante ações solidárias, que o meu sonho é o mesmo de muita gente. Já o vivenciam aquelas pessoas que não estão escravizadas pelo capitalismo. “Dinheiro não enche a barriga. Rico não escapa da doença. E morre também!”.

                Olho para alguns, caminhantes também, miseráveis: “Infelizmente a culpa é a sua própria verdade”. A morte vai me alcançar um dia, mas meu sonho continuará existindo. Enquanto vivo, tenho o dever de anunciá-lo, de vivê-lo! “Ah! Quantas coisas continuam no livro do silêncio!”.

                Sonhos novos não vão renascer em corações que continuam contaminados, pensando como uma elite que se fez destruindo tanto pelos séculos e séculos. “Ah! Quantos se deliciam no estrume enquanto se negam ao banquete que novos sonhos poderiam oferecer!?”

              O nosso ser e o nosso trabalho precisam ser revisitados, revisados! Não estarão perpetuando a hierarquia de classe? Não estarão alimentando a intolerância e a agressividade?  Que bons sonhos poderão vir com tais bases? “Senhor, livrai-nos do mal, sobretudo das mentiras vindas do governo que almejam o mal para nós, parte da maioria excluída. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário