sábado, 2 de maio de 2020

QUE PITOMBA!

Canta, meu sabiá! (Arquivo JRS)


                Seo Miguel, pião de trecho, ficou alguns anos parado no Perequê-mirim porque conseguiu emprego fichado no “Depósito dos Gregos”. Na verdade, era Depósito de Materiais Itajá. Pertencia ao caiçara Valentim de Jesus, o “Xarazinho”, mas os gregos Mihalopoulos, que eram proprietários da Casa Macedônia no centro da cidade,  o adquiriram. E por muitos anos eles imperaram na demanda da região sul, pois demorou para surgir competidores. Mas... voltando ao nosso personagem, ele se dizia pernambucano, era mais velho que o meu pai, mas se davam muito bem, estavam sempre marcando pescaria e participando do grupo do Sapato Branco, onde música, comida e bebida eram fartas no barraco. Na real, o Seo Miguel era mais conhecido como Pitomba porque esta palavra, que designa uma fruta nordestina, era comum na sua fala, quase sempre sob a forma de exclamação. Em vez de dizer “Que coisa!”, ele dizia:  “Que pitomba!”. Também a usava como se esquecesse de outras palavras. Exemplo: ao chegar no bar onde eu trabalhava, ele pedia: “Dá uma pitomba da boa, daquela que tem um camarão pintado”. Eu já sabia que era pinga Pitu. Ou... “Me vê uma pitomba daquele ali, mas sem filtro”. Eu já sabia que era referência aos cigarros Continental sem filtro.  “Quanto custou tudo, Zezinho?”.  Ao escutar o total, o preço, lá vinha a expressão: "Que pitomba! Acho que não tenho todo esse dinheiro! Se precisar, você marca aí? No sábado o grego solta o vale da quinzena e eu acerto tudo, pode deixar”.

                Eu trabalhei nesse bar dos treze aos dezoito anos, nele passei a minha adolescência, né? Escutei muitas histórias, sobretudo dos chamados “pião de trecho”, migrantes seminômades que "vieram fazer São Paulo", como era comum escutar deles. Quantas histórias!!! Foi com elas que aprendi tanto a respeito das  comunidades dessa gente de outros lugares, das injustiças mundo afora. Geralmente eram narrativas tristes, mas saudosas de seus lugares, de seus parentes distantes. Uma frase, dita pelo Seo Miguel, o Pitomba, depois de contar alguns episódios da sua epopeia: “É assim, Zezinho: a gente, nesta vida, mais roda do que vive. Esta é a verdade. Que pitomba, né?”.

                    Meu filho, minha filha: vocês que agora rodam por outras terras, aproveitem para conhecer as riquezas deste nosso país! Muita gente boa caminha com a gente, é o nosso povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário