domingo, 3 de julho de 2011

“Tá ovada!”

                                          (1/3 da praia do Saco da Ribeira -2011)
            
          É tempo de tainha. Todo ano é isso: os povos que moram próximos do mar, no inverno, não veem a hora de aparecer as primeiras tainhas, peixes deliciosos que, na época da desova, migram da região Sul à procura dos rios para continuarem se reproduzindo.
         Sempre foi assim, por isso acho muito natural o meu filho, assim que o tempo esfria, perguntar: “Quando vamos assar uma tainha?”. Tá no ser dele, é parte da nossa tradição caiçara.
         Desde pequeno o meu povo já se comporta dessa maneira. Herdamos dos índios. Nos escritos de Hans Staden diz que  tupinambás e tupiniquins, dois grupos indígenas do litoral norte, entravam em combate por dois motivos: na colheita do abati(milho) e na época da tainha. Verdadeiras expedições guerreiras aconteciam em tais períodos. O ponto de encontro dos dois grupos era junto aos grandes rios da Baixada Santista, sobretudo na Barra de Bertioga. Esse peixe era essencial para eles no preparo do piracuí, uma espécie de “farinha de sustância”, conforme explicou um dia a minha vó Eugênia. Era mais comida garantida para o ano todo.
         A gente nasce escutando os mais velhos planejando as pescarias, preparando as redes, deixando os demais trabalhos para depois e saindo nas noites frias para “cercar as tainhas que estão chegando”.  Nem posso me lembrar de quantas vezes me empenhei na pesca de picaré ( modalidade de arrastar a rede por dois calões na arrebentação das ondas). Júbilo maior era escolher as ovadas, pois não tem maior satisfação alimentar do que, após secar ao sol, assar e comer com café e farinha ao menos uma ova. Assim era música aos ouvidos, na noite fria, todo encharcado, escutar algum companheiro gritar alegre: “Tá ovada!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário