sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cará-moela

            
           De vez em quando eu cito alguma coisa, digo algum causo que tem nomes desconhecidos, poucos familiares. Por isso é comum sempre alguém perguntar, querer saber sobre tal coisa ou expressão que usei. É natural que haja, no universo caiçara, coisas muito específicas ou que já são raras em outros lugares e culturas. Um exemplo é o cará-moela.
         O cará-moela tem este nome porque se parece com uma moela de galinha. Recorro a uma explicação mais científica que encontrei sobre este órgão:
         “Moela é o estômago muscular das aves, com função de trituração dos alimentos. Para tanto, é constituído de forte parede muscular, cujos músculos se contraem alternadamente e quebram os alimentos contidos aí. Para auxiliar esta trituração, muitas aves engolem pequenas pedrinhas, que servem como trituradores, no interior da moela. A porção interna da moela é uma capa protetiva, que não sofre abrasão pelo alimento ou pelas pedrinhas. O órgão equivalente à moela em nós é o estômago, mais especificamente, o papel de trituração e mistura que ocorre no estômago, graças às contrações da sua parede muscular. Além disso, não esqueçamos que parte inicial da trituração em nós ocorre na cavidade oral, pela ação dos dentes. As aves não possuem dentes, mas sim bicos adaptados em forma e tamanho ao hábito alimentar”.
         Então, conforme eu estava contando, o cará-moela é fruto de um cipó. Recentemente foi classificado como inhame: nasce dependurada na tralha que sobe em árvores e cercas. A partir de julho, é o tempo de colheita deste recurso alimentar tão utilizado pelos caiçaras. Come-se geralmente cozido, acompanhando café. Mas o melhor é substituindo a batata nos diversos pratos da nossa região. Numa galinhada? Ah!!! Água na boca!!! Aproveito para pedir aos caiçaras que divulguem, dispersem e continuem cuidando para não perderem suas tralhas de cará-moela. Será que o nome popular deve mudar para inhame-moela? Quanto ao uso do hífen, parece que eu li que ficou como pendência a ser resolvida após a nova reforma ortográfica.


2 comentários:

  1. No lugar onde eu nasci é conhecido como cará pao, acredito que seja por sempre ser tomado com o tradicional cafezinho!

    ResponderExcluir
  2. Procurei saber mais sobre... pois minha avó tinha e depois que ela morreu o lote foi vendido e por aqui ninguém sabe de alguém que tenha. Quero ver se consigo uma mudinha algum dia.

    ResponderExcluir