segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

MALDITOS SEJAM!

 

Flor no mato - Arquivo JRS 

     Conta a História que, na Grécia Clássica, de onde tantas coisas se encaminharam às sociedades vindouras, o sábio Péricles foi substituído no governo de Atenas por políticos infinitamente inferiores, cheios de más intenções, mal preparados, desajeitados, pouco inteligentes, incapazes de defender a soberania, a democracia e a população da pólis. Eram "raposas no galinheiro", pessoas que não queriam o bem público, as melhorias para o conjunto dos moradores da cidade. Na verdade, ansiavam por uma rápida popularidade se valendo de mentiras, fazendo acordos com inimigos externos, manipulando o orçamento público e se apoderando das mentalidades mais ingênuas ou cobiçosas. Que situação horrível, né?

   "Desde que o mundo é mundo as coisas são assim" , gostava de repetir o companheiro Jorge Galdino. E completava: "São políticos egoístas, corruptos e quase sempre imbecis. É gente que não se importa minimamente com os resultados que a ambição pessoal possa ter sobre a população. Gente assim passa as 24 horas do dia em maquinação de como controlar o poder. O bem público que se dane! "

     Assim escreveu o velho Maquiavel
     "Malditos políticos que, quando tá tudo bem, enchem-se de honra e de proveitos particulares, mas à chegada do mal, o dano e a perda ficam para a cidade". Concordo:  malditos sejam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário