domingo, 25 de janeiro de 2026

GASTANDO SALIVA

 

O genial Henfil - Arquivo Henfil

"Tudo é política, inclusive seu silêncio conivente e fantasiado de neutralidade" - A.Gramsci


     Gastão, homem negro de raíz caçandoqueira, diz que se orgulha de ser da cultura caiçara. Eu não duvido porque conheço seus parentes maternos, sei que são herdeiros da ruína que se abateu sobre Ubatuba e a Fazenda Caçandoca, no século XIX.

     Por herdeiros da ruína quero dizer todos os descendentes dos antigos negros trazidos para serem escravos ali, naquele pedaço de chão. Também incluo aí os não negros que foram se ajeitando nesse lugar, tal como as minhas raízes paternas. (Desse mesmo lugar eram vovô Estevan e vovó Martinha). Resumindo: os nossos mais antigos sobreviveram lá, na praia da Caçandoca e adjacências.

     Bem mais tarde, depois das agruras durante os governos militares (1964-1985), graças a uma modesta organização e ao surgimento de determinada lei humanitária (denominada por Gastão de esquerdista), o referido território foi decretado como área quilombola. O nosso personagem nunca morou lá, mas muitos dos seus familiares habitam aquele lugar, têm um chão garantido e seguem aumentando as alternativas para as melhorias em suas vidas.

     Tempos atrás, estando numa pizzaria, me encontrei com o Gastão. Do assunto inicial em torno de futebol, logo ele pulou para política: "Não sou de esquerda, nem de direita. Sou neutro". Disse outras besteiras, repetiu clichês fartamente divulgados em postagens conservadoras; queria que eu concordasse com tamanha incoerência.

       "Incoerência, Zé?". Sim, incoerência! Agora você vive às custas mais do trabalho dos outros do que do seu. Tem dois empregados que ralam por você, né?

       "Incoerência, Zé?". Sim! Não existe neutralidade política, meu amigo! Ainda mais quando se é negro e vendo que nossos parentes se sustentam numa lei decretada que garante o território. Você acha que essa conquista "esquerdista" não segue sendo combatida pela direita reacionária? Faz algum sentido você se dizer neutro, não tomar posição contra esse pessoal que está cavando a oportunidade, fazendo a sua cabeça e de mais gente, para dar um golpe fatal contra sua mãe e sua irmandade, contra os nossos parentes da Caçandoca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário