segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

CAFÉ-CACAU

Uma bainha de café cacau - Desenho JRS

      

     Seo Porphírio, um velho caiçara que há muito tempo faleceu, costumava contar suas histórias na calçada, defronte da casa do filho Juventino, bem ali na rua Gastão Madeira, no coração de Ubatuba. Eu o conheci já cadeirante. Toda ocasião que me aparecia, eu passava no local para ouvi-lo. Era notório que ele ficava contente. Ainda hoje, quando encontro alguma das suas netas, ouço elogios por não ter deixado passar em vão aquelas oportunidades. Foi naquela calçada que eu fiquei sabendo sobre o café-banana. Com a palavra, Seo Porphírio:

    "Houve um tempo, Zezinho, de muitas  dificuldades para nós caiçaras. Eu era ainda criança; até café faltou para nós. Foi quando os pais, os mais velhos, recuperaram o hábito antigo de café-banana. Era assim: pegava banana verde, descascava, torrava na panela de barro e depois socava no pilão até se tornar um pó parecido com o café. Dava um saboroso café, sim senhor!".

   Ou seja, é possível fazer café a partir da banana.

    Anos depois, ouvindo a Creuza Damásio, lá na praia da Fazenda, no centro de formação do Núcleo Picinguaba, fiquei sabendo do café-cacau. 

    "Café-cacau é um cipó que dá cachos, onde cada vagem deles guarda em torno de cinco grãos brancos com um olho preto. Deixa-se a vagem secar até ficar preta. Depois de colhida e batida, recolhe-se os grãos e torra-os em panela de ferro com um pouco de cravo até dar o ponto. Em seguida soca-os no pilão. O pó é parecido com café comum, mas é mais forte, na proporção de um para quatro". 
    
    Eu tomei do dito café e gostei. Levei umas sementes que ainda guardo com muito carinho. Na ocasião, perguntei: "Como você aprendeu isso, Creuza?"

   Imediatamente ela explicou: "Esse café-cacau eu conheci aqui em Ubatuba, assim que cheguei de Minas Gerais, quando uma vizinha me pagou uma quantidade de café emprestado com ele. Ele tem por aí, espalhado nessa mata que nos rodeia".

   Portanto, café-banana e café-cacau são dois tipos de café dos caiçaras.


Em tempo: ultimamente tenho escrito em dias mais espaçados devido a falta de computador e à correria. Ainda está no conserto o meu. 

2 comentários: